Pickford supera desconfiança, para a Suécia e ajuda a Inglaterra na Copa
Goleiro fez ao menos três defesas importantes na vitória inglesa por 2 a 0 neste sábado

A Inglaterra fez o seu melhor jogo na Copa do Mundo e bateu a Suécia por 2 a 0, garantindo-se nas semifinais. Um dos destaques foi o goleiro Jordan Pickford, que fez grandes defesas e conseguiu segurar o ataque sueco.
Neste sábado, ele foi fundamental para segurar os ataques da Suécia com ao menos três intervenções durante a partida, ajudando a Inglaterra a se classificar para uma semifinal de Copa do Mundo após 28 anos. Em 1990, parou nos pênaltis para a Alemanha, que sagrou-se campeã dias mais tarde.
Com apenas 24 anos, Pickford vem superando a desconfiança e assumiu com unhas e dentes a condição de titular da Inglaterra. Ele herdou a vaga que era de Joe Hart nos últimos ciclos de Copa do Mundo, mas a queda de rendimento do ex-goleiro do Manchester City o fez perder espaço de vez na seleção. Tanto que não foi convocado para o Mundial, cujos arqueiros são Jack Butland, Nick Pope e o próprio Pickford.
A história do goleiro é bem curiosa. Chegou ao Sunderland com apenas oito anos, mas teve que suar muito para poder mostrar o seu valor. A partir dos 17 anos, passou a ser emprestado com frequência e atuou em todas as divisões do futebol inglês a partir da Coference Premier, equivalente ao quinto nível no país. Jogou em clubes como Darlington, Alfreton Town, Burton Albion, Carlisle United, Bradford City e Preston North End.
Somente na temporada 2016/17 que, enfim, ganhou oportunidade no Sunderland. Na ocasião, os Black Cats estavam em um mau momento e acabaram rebaixados à Segunda Divisão. Contudo, Pickford foi um dos poucos que se destacou na péssima temporada. Apesar dos muitos gols que levou, salvou a equipe em diversas vezes, tornando-se o melhor jovem da Premier League. O reconhecimento veio com o interesse do Everton, que pagou 28,5 milhões de euros e o contratou. A partir de então, a carreira do jogador decolou e ele passou a ser convocado com maior frequência para a seleção inglesa.

O valor pago pelos Toffees deixou Pickford como o quarto goleiro mais caro da história, sendo superado apenas por Buffon (do Parma para a Juventus por 53 milhões de euros), Ederson (do Benfica para o Manchester City por 40 milhões de euros) e Neuer (do Schalke 04 para o Bayern de Munique por 30 milhões de euros).
Southgate já conhecia Pickford, que passou por todas as equipes de base desde o sub-16. O treinador comandou-o no sub-21 da Inglaterra e participou do Campeonato Europeu em 2017, no qual os britânicos pararam nas semifinais após cair nos pênaltis para a Alemanha. Na seleção principal, o técnico já havia convocado o goleiro do Everton, que apenas havia ficado no banco, mas ganhou experiência.
Não foi apenas Joe Hart que vive má fase técnica e acabou perdendo espaço na Inglaterra. O seu substituto seria Fraser Forster, que também não vivia bom momento. Tom Heaton sofreu lesão grave e também não pôde estar à disposição. A vaga caiu no colo de Pickford, que havia atuado bem nos amistosos contra Alemanha e Holanda, sem ser vazado. Butland não foi tão bem no rebaixado Stoke City. Já Pope fez ótima temporada pelo Burnley.
PICKFORD NA COPA
Jordan Pickford atuou como titular nas cinco partidas da Inglaterra na Copa do Mundo. Na fase de grupos, não foi muito exigido diante de adversários como Tunísia, Panamá e Bélgica, que atuou com os reservas. Levou gol em todas as partidas, sem ter culpa em nenhum deles.
Nas oitavas de final, Pickford apareceu com maior frequência no duelo contra a Colômbia. Apesar de os sul-americanos não o testarem tanto, apenas em um chute fraco de Quintero no primeiro tempo e uma linda defesa em arremate de Uribe, já nos acréscimos, que tinha endereço certo. Na cobrança de escanteio, nada pôde fazer quando Mina subiu mais alto que a defesa e deixou tudo igual, levando o jogo para prorrogação.

Nos pênaltis, contudo, que Pickford virou herói. Ospina já havia pegado a cobrança de Henderson e Uribe havia acertado o travessão. Na última cobrança da Colômbia, Bacca bateu forte, no alto, mas o goleiro pegou. Em seguida, Dier colocou a Inglaterra nas quartas de final.
A defesa fez Pickford entrar para a história. Além de ajudar a Inglaterra a avançar pela primeira vez na Copa do Mundo vencendo uma decisão por pênaltis (soma três derrotas), ele foi o segundo goleiro inglês a pegar uma cobrança em um Mundial. Antes, somente David Seaman estava na lista. Em 1998, o ex-jogador parou Hernán Crespo contra a Argentina, que mesmo assim saiu vitoriosa em 1998.
- Fizemos algumas pesquisas sobre como eles bateriam. A batida do Falcao é impossível, foi fantástica. Mas vimos onde eles iam chutar, isso nos ajudou. Tínhamos nos preparado. A ideia era estar pronto no momento - declarou Pickford.
Tudo sobre

Futebol Internacional
Zidane inicia reformulação na França; veja primeira lista de convocados
Há 3 dias
Fora de Campo
Torcida do Corinthians reage à ausência de Memphis em convocação
Há 4 dias
Futebol Internacional
Quem é o meia brasileiro que pode disputar a Copa pelos Emirados Árabes?
Há 1 semana
Futebol Internacional
Brasileiro é convocado para seleção dos Emirados Árabes
Há 1 semana
Fora de Campo
Alex Escobar vê lado bom em crise na Copa: 'Salvo pelo gongo'
Há 1 semana
Futebol Feminino
Tainá Santos mira avanço do Brasil após campanha perfeita na Copa do Mundo Sub-20
Há 1 semanaMais LANCE!

Vozinha falha e sofre primeiro gol pelo Colo-Colo após início invicto no Chile

Conheça Mauro Júnior, destaque do PSV e novo nome da Seleção Brasileira

Bola de Ouro 2026: LaLiga tem sete jogadores entre os indicados

Lance! analisa ao vivo a primeira convocação de Ancelotti para a Copa de 2030

Ex-Corinthians surgem como opções para o novo ciclo da Seleção

Corinthians tem quatro nomes em pré-lista de Ancelotti para Seleção

Breno Bidon, do Corinthians, aparece em pré-lista de Ancelotti para Seleção Brasileira

Alvo do Vasco, John Yeboah faz golaço e rouba a cena no Campeonato Italiano; veja vídeo

Messi ainda não acabou: os números que sustentam a reta final da carreira

Janela de transferências registra recorde; Copa do Mundo impulsiona

Partidas do Campeonato Argentino serão paralisadas em homenagem a Messi

Rudiger decide se aposentar da seleção alemã para focar no Real Madrid

Al-Hilal x Al-Ahli: onde assistir, horário e prováveis escalações do jogo do Campeonato Saudita

