Parreira fala sobre eliminação da Seleção: 'Faltou experiência de Copa'
Ex-técnico da Seleção Brasileira falou sobre Neymar, Tite, falta de experiência e continuidade do trabalho. Confira tudo sobre a coletiva de Parreira

Em coletiva no Estádio Luzhniki, em Moscou, nesta quinta-feira, o ex-técnico Carlos Alberto Parreira, atualmente membro do Departamento de Estudos Técnicos da Fifa (TSG, na siga em inglês), apontou a falta de experiência no torneio como o fator determinante para a eliminação do Brasil nas quartas de final do Mundial. Sonhando com a próxima Copa, Parreira afirmou a equipe de Tite poderia ter ido mais longe, mas faltou se atentar aos 'detalhes' do torneio.
- Nesta Copa, faltou experiência de Copa. Tínhamos bons jogadores, mas poucos com Copa. O estafe técnico também. O Brasil poderia ter ido mais longe na Copa. Fomos melhores no segundo tempo, controlamos o jogo, tivemos chance de marcar. Mas a Copa é muito decidida no detalhe. Mas continuamos sonhando em ganhar no Catar. Estamos sempre buscando ganhar a Copa do Mundo. É como uma religião para nós - comentou o comandante do tetracampeonato mundial, em 1994.
Quando questionado sobre uma possível dependência brasileira de Neymar e Tite, Parreira destacou a importância de ambos, mas garantiu que o país pode sobreviver sem o camisa 10 do Paris Saint-Germain e o técnico que esta à frente da Seleção desde 2016.
- Acho que precisamos dos dois. Mas não podemos depender nem do Neymar, nem do Tite. O futebol brasileiro é muito grande e pode sobreviver sem Neymar e sem Tite. Mas, nesse momento, a gente precisa dos dois - disse o ex-treinador, que completou:
- Já tivemos Pelé, Zagallo, tivemos tanta gente... E conseguimos sobreviver! Mas, nesse momento, pela importância que eles ganharam, vamos precisar dos dois na próxima Copa do Mundo.
Para Perreira, é fundamental identificar o problema que vem ocasionando em decepções e frustrações em Copas do Mundo desde 2002, quando veio a conquista do pentacampeonato. Falando em fracassos, a eliminação da Amarelinha para a França nas quartas de final de 2006 também foi citada pelo brasileiro na coletiva.
- Não é só saber que há um problema, mas como resolver. Vamos para 20 anos sem título. Não é fácil ser um campeão do mundo. Não precisa ser só talentoso, se não ganharia todas as Copas. Precisa ter fome, ter paixão, ter organização. É muito diferente quando isso tudo está lá, quando há organização e talento, vamos ganhar. Quando falta algo, falhamos. Em 2006 não tínhamos a mesma fome, porque ganhamos em 2002. Os melhores jogadores não foram em sua melhor forma - expôs.
O ex-treinador acredita que o caminho para o Brasil voltar a ser vitorioso passa pelas mãos de Tite e que a permanência do treinador é fundamental para um bom desempenho no futuro. Ele ainda cita casos de técnicos que estão há um certo período à frente de suas respectivas seleções e tiveram sucesso.
- É importante que haja continuidade. A gente não dá continuidade aos treinadores. Veja o (Joachim) Low indo para 12 anos na Alemanha, o Tabárez, no Uruguai, com três Copas do Mundo. Vamos dar sequência ao trabalho que vamos sonhar com o Hexa - afirmou.
Por fim, Parreira opinou sobre as críticas feitas pela imprensa internacional em cima do craque Neymar, devido às recorrentes simulações durante a Copa do Mundo da Rússia.
- O Neymar dentro de campo é um jogador que faz a diferença, mas ele é muito agredido. Sofre muitas faltas, às vezes ele cai, às vezes ele não cai intencionalmente e dizem que ele se jogou... O Neymar atrai essa mídia toda contra ele. Mas o importante para nós é que ele segue sendo um jogador que faz a diferença - expôs Parreira, que concluiu:
- Pode ter havido um exagero da parte dele, mas tudo sobre Neymar ganha uma repercussão muito grande. Essa Copa deve servir para ele como uma grande lição, ele vai fazer a diferença jogando futebol, com a qualidade que ele tem. Deixa os problemas de arbitragem para os juízes resolverem. Ele vai fazer a diferença e continuará a ser importante para nós.

Futebol Internacional
Veja gol em Holanda x Alemanha: Nmecha abre o placar
Há 15 horas
Futebol Internacional
Após 72 anos, Adidas se despede da Alemanha com última camisa da parceria
Há 17 horas
Uruguai
Diego Forlán estreia com derrota no comando da seleção do Uruguai
Há 17 horas
Futebol Internacional
Real Madrid confirma lesão de Konaté e zaga vira dor de cabeça para Mourinho
Há 17 horas
Corinthians
Corinthians terá dois jogadores como titulares da Seleção contra a Austrália
Há 20 horas
Futebol Internacional
Klopp e Xavi estreiam em duelo entre Alemanha e Holanda pela Nations League
Há 20 horasMais LANCE!

Jorge Jesus convence Cristiano Ronaldo a adiar aposentadoria de Portugal

Palmeiras tem oito jogadores convocados na Data Fifa; veja calendário completo

Despedida de Messi: como e contra quem será o último jogo do camisa 10 da Argentina?

Zidane inicia reformulação na França; veja primeira lista de convocados

Torcida do Corinthians reage à ausência de Memphis em convocação

Quem é o meia brasileiro que pode disputar a Copa pelos Emirados Árabes?

Brasileiro é convocado para seleção dos Emirados Árabes

Alex Escobar vê lado bom em crise na Copa: 'Salvo pelo gongo'

Tainá Santos mira avanço do Brasil após campanha perfeita na Copa do Mundo Sub-20

Vozinha falha e sofre primeiro gol pelo Colo-Colo após início invicto no Chile

Conheça Mauro Júnior, destaque do PSV e novo nome da Seleção Brasileira

Bola de Ouro 2026: LaLiga tem sete jogadores entre os indicados

Lance! analisa ao vivo a primeira convocação de Ancelotti para a Copa de 2030



