Copa Tática: Uruguai e a sua revolução dos meio-campistas
Com astros decisivos como Cavani e Suárez no ataque, Celeste chega à Copa do Mundo também com uma equipe mais técnica e que gosta mais de ficar com a bola

O Uruguai entra na Copa do Mundo com o status de favorito do grupo do país-sede. Suárez e Cavani seguem formando uma das melhores e mais temidas duplas de ataque do futebol de seleções, mas a grande novidade está no processo de reformulação do elenco. Após mais de dez anos de times extremamente competitivos pela solidez defensiva, Óscar Tabárez começa a promover uma interessante mudança de perfil. O LANCE! abre nesta quarta a série Copa Tática, com análises diárias das 32 seleções até 13 de junho - clique no fim do texto e veja também como jogam os outros três times do Grupo A: Rússia, Egito e Arábia Saudita.
A equipe uruguaia de 2018 tende a ser mais técnica, além de gostar mais da bola. Isso representa uma ruptura importante com aquele consolidado modelo de "saber sofrer" e esperar a dupla de ataque resolver lá na frente. O meio-campo sinaliza isso. Os dias de Arévalo, Gargano e Diego Pérez parecem ter ficado para trás. Bentancur (21), Nández (22), Torreira (22), Arrascaeta (24) e Vecino (26) são símbolos da transição. Federico Valverde, de 19 anos, ainda ficou fora da lista final, após uma temporada em que jogou pouco e em um Deportivo rebaixado na Espanha. Perdeu espaço justamente para Lucas Torreira, uma das sensações do último Campeonato Italiano, pela capacidade de iniciar a saída de bola com bons passes na frente da linha de defesa.
A ideia ainda é nova e a Copa do Mundo chega como teste para o modelo. Nos amistosos após o término das eliminatórias, Tabárez começou a testar um meio com Vecino e Bentancur. Nández parte da direita e Arrascaeta da esquerda, mas ambos tendem a buscar o centro. Com mais opções de passe por dentro, os laterais viram armas ofensivas nos corredores. Varela, em alta no Peñarol, se coloca como sucessor do experiente Maxi Pereira na direita, enquanto Laxalt (um ponta de origem) começa a ser trabalhado na esquerda, como alternativa a Gastón Silva, opção mais defensiva.
As entrevistas de Laxalt reforçam a possibilidade de atuar na primeira linha, já que expôs que a maior cobrança individual de Tabárez tem sido relativa ao seu comportamento defensivo. Caso opte por uma formação mais conservadora, o treinador pode trocar a dobradinha da esquerda por Martín Cáceres e Cristian Rodríguez, fechando mais a primeira linha e protegendo a segunda com um jogador de maior recomposição pelo lado.
Em outros anos, a postura do Uruguai era extremamente previsível, ainda que difícil de enfrentar. Contra qualquer adversário, estaria confortável sem a bola na maior parte do tempo. Com sua nova versão e o favoritismo no grupo, será interessante ver o time buscando maior protagonismo com a iniciativa. Caso precise de maior experiência e poder de marcação, Tabárez ainda poderá recorrer a Carlos Sánchez para fechar o lado direito, resgatando o 4-4-2 mais reativo que pode ser útil em determinados cenários. Com o corte de Gastón Ramírez, Urretaviscaya vira a alternativa mais ofensiva para as pontas. No ataque, Máxi Gómez e Stuani fizeram grande temporada na Espanha, mas a concorrência é pesada e limita as oportunidades. O Uruguai teve três dos sete maiores goleadores de La Liga 2017-18.
Diante da radical mudança de característica, algumas consequências ainda são novas e, portanto, desconhecidas. Qual será o impacto nas duas áreas do campo? Um ponto é se Suárez e Cavani terão maior e melhor suporte, possivelmente acionados de outra forma, com mais associação dos meias e menos campo para os contra-ataques. O outro é se a possível maior posse de bola significará um maior controle ou deixará a dupla Giménez-Godín mais exposta, partindo do princípio de que os laterais subirão com maior frequência e o bloco de marcação não ficará tão recuado como em outros tempos. As duas duplas seguem como os pilares para o sucesso uruguaio, mas a grande novidade para a Copa de 2018 está na transformação em toda a estrutura que liga os extremos do time.
Jogos no Grupo A
15/6 - 9h - Egito x Uruguai
20/6 - 12h - Uruguai x Arábia Saudita
25/6 - 11h - Uruguai x Rússia
Plantel definitivo de @Uruguay para la Copa del Mundo #Rusia2018. El Cuerpo Técnico confirmó los 23 futbolistas que defenderán a la Celeste en el mundial.#ElEquipoQueNosUne pic.twitter.com/bS9ZQtMK1w
— Selección Uruguaya (@Uruguay) June 2, 2018

Onde Assistir
Al-Ettifaq x Al-Nassr: onde assistir, horário e prováveis escalações do jogo do Campeonato Saudita
Há 1 dia
Fora de Campo
Cena de Bruno Lage, ex-Botafogo, viraliza: 'Sempre entregando'
Há 3 dias
Futebol Internacional
Suárez será convocado por Forlán e voltará à seleção do Uruguai, diz jornalista
Há 4 dias
Futebol Internacional
Copa do Mundo: Fifa aplica multas milionárias à Argentina e suspende atletas
Há 4 dias
Copa do Mundo
Copa do Mundo Feminina no Brasil terá teste de força dentro e fora de campo
Há 4 dias
Futebol Internacional
Barcelona encaminha acerto com algoz do Brasil na Copa de 2022
Há 5 diasMais LANCE!

Técnico de Seleção na Copa desmaia em briga de esposa e ex

Raul Costa Jr.: a paixão ignorada nos palanques durante as eleições

Destaque na Copa que foi alvo do Palmeiras é anunciado em time inglês

Entenda o xadrez político que ameaça a presidência de Infantino na Fifa

Técnico tenta convencer astro do Flamengo a voltar à seleção após recusa; entenda

Após Copa do Mundo, Al Ahli anuncia renovação de Roger Ibañez até 2030

Relatório revela ameaças de atentado contra Messi na Copa do Mundo 2026

Bárbara Coelho e Ana Thaís analisam o que Ancelotti deve mudar para 2030

Uefa pagou indenização a suposta amante de Infantino, diz jornal inglês

Atacante da Inglaterra é acusado de agressão após incidente em Londres

Conmebol reforça apoio a Infantino e se distancia da Uefa em crise na Fifa

Vozinha revela impacto da Copa do Mundo na carreira: 'Virou do avesso'

Jogador fica livre no mercado após a Copa do Mundo pela Seleção



