Luís Diaz e Vini Jr

Luis Díaz e Vini Jr. são esperanças de Liverpool e Real Madrid na final da Champions League (Foto: Arte LANCE!)

João Marcos Santana*
25/05/2022
06:00
Rio de Janeiro (RJ)

Dois dos grandes nomes de Liverpool e Real Madrid, finalistas da Champions League, Luis Díaz e Vini Jr. prometem um duelo individual sul-americano na grande decisão do torneio, no próximo sábado. Destaques de suas equipes, os atacantes vivem momento especial e devem estar entre os titulares no Stade de France, em Paris.


O que pouca gente sabe ou que poucos se lembram, é que os dois já se enfrentaram do lado de cá do Atlântico antes de desembarcarem no Velho Continente. Quando ainda defendiam Junior Barranquilla e Flamengo, Díaz e Vini foram rivais na Copa Sul-Americana de 2017.

+ Veja a tabela e o chaveamento da Champions League até a final

Flamengo x Junior Barranquilla em 2017 - Vini Jr. e Yony González
Yony González sendo marcado por Vini Jr. em 2017 no jogo de ida da Sul-Americana (Foto: LEO CORREA / AFP)

Naquela ocasião, ambos ainda eram promessas de suas equipes e ocupavam o banco de reservas. No jogo de ida das semifinais, vencido pelo Rubro-Negro por 2 a 1, os dois entraram no decorrer do segundo tempo, mas não tiveram muito destaque. Na volta, quando os cariocas selaram a vaga na final, apenas o colombiano entrou.

Vinícius Jr., àquela época, tinha apenas 17 anos e já estava negociado com o Real Madrid com o título de uma das maiores vendas do futebol brasileiro. Luis Díaz, por sua vez, só deixou o Junior no meio de 2019, mas antes quase foi parar no próprio Flamengo. No início daquele ano, o atacante era alternativa a Bruno Henrique, que acabou sendo contratado.

Junior Barraquilla x Flamengo em 2017 - Pará e Luis Díaz
Luis Díaz sendo marcado por Pará em 2017 no jogo de volta da Sul-Americana (Foto: Alfonso Súarez / Junior Barranquilla)


+ Saiba quais são os 20 jogadores mais valiosos da final da Champions League


Pelas suas seleções, Luis e Vini também se enfrentaram uma vez. Nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022, em novembro do ano passado, o Brasil venceu a Colômbia por 1 a 0 na Neo Química Arena, em São Paulo. O brasileiro entrou no intervalo, enquanto o colombiano foi titular e deixou o gramado aos 20 minutos da etapa final.

Agora o assunto é a Champions League. Enquanto Vini Jr. faz temporada espetacular com o Real Madrid, com 21 gols em 51 jogos, Luis Díaz chegou ao Liverpool somente em janeiro, na janela de inverno. O impacto, porém, foi imediato: seis gols em 25 partidas.

Vinícius viveu seu auge da temporada no Campeonato Espanhol, mas também teve seus momentos decisivos na Champions. Nas oitavas de final, por exemplo, o brasileiro participou dos três gols da vitória por 3 a 1 sobre o PSG no duelo de volta, além de marcar na ida das semifinais contra o Manchester City.

Luis Díaz, por outro lado, jogou somente a segunda fase, mas não deixou de ser importante. Em seis partidas, marcou dois gols e foi fundamental na semifinal, contra o Villarreal, saindo do banco de reservas.

Colombiano e brasileiro terão o terceiro duelo entre si na carreira. Em um ano especial, somente um deles terá motivos para sorrir no fim do sábado, na capital francesa.

* Estagiário, sob a supervisão de Cayo Pereira.