João Vítor Castanheira
24/11/2019
19:00
Rio de Janeiro (RJ)

Se houvesse um desavisado no Allianz Parque, este pensaria que o Grêmio é quem lutava por sobrevida na corrida pelo título do Brasileirão. Com gols de Everton, de pênalti, e Pepê, o Tricolor gaúcho bateu o Palmeiras por 2 a 1, neste domingo, e garantiu vaga na Libertadores do ano que vem. Bruno Henrique, também de pênalti, descontou para os mandantes. Com o resultado, o Flamengo se confirmou como campeão brasileiro e comemorou sua segunda conquista neste fim de semana. Vaiado, o Alviverde confirma a queda da segunda para a terceira posição na competição. 

TABELA
> Confira e simule a classificação do Campeonato Brasileiro

DEU ESPERANÇA
Pressionado pela necessidade do resultado, o Palmeiras começou em ritmo intenso. Antes dos 10 minutos, o Verdão já tinha conseguido boas chegadas com Borja e Bruno Henrique, mas ambos, de dentro da grande área, finalizaram por cima. 

SONOLENTO
Apesar do bom começo, os erros em tomadas de decisão, cometidos principalmente por Borja, passaram a minar a produção ofensiva do alviverde. O Grêmio, por sua vez, tentou reter a bola e acionar Everton pela esquerda, mas não conseguiu se impor na frente. Assim, a primeira etapa se foi com um 0 a 0 simbólico. 

GAÚCHO BRIGADOR
Após o intervalo, o Grêmio é quem parecia ainda brigar pelo título brasileiro. Mostrando maior volume de jogo, só o Tricolor atacava. Aos 21 minutos, Everton recebeu na grande área e cortou Gustavo Gómez, que acertou o atacante. O camisa 11 do Grêmio bateu cruzado, Weverton foi na bola, mas não alcançou. Era o 1 a 0, para a alegria de gaúchos e rubro-negros. 

Com Ramires em campo, o Palmeiras teve leve melhora, mas ainda era refém dos lampejos de Dudu pela direita. O Grêmio não passava por apuros, até que 25', quando a bola estava no ar, Cortez deu um encontrão infantil as costas do camisa 7 alviverde. Pênalti, que Bruno Henrique cobrou e deu empate ao time da casa. No fim, Lucas Lima ainda teve a chance de soltar a bomba, mas Paulo Victor defendeu. Já nos acréscimos, Pepe recebeu na grande área, encobriu Weverton, e marcou o gol da vitória do Grêmio e do título do Flamengo. 

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 X 2 GRÊMIO 


Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Data-Hora: 24/11/2019 - 16h
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO) - 6,5 - Boa arbitragem. Acertou na marcação dos dois pênaltis, sem demora com revisões. 
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Bruno Raphael Pires (Fifa-GO)
Árbitro de vídeo: Wagner Reway (Fifa-PB)
Gramado: Muito bom
Público e renda: 22.767 pagantes. Renda: R$ 1.292.109,15.
Cartões amarelos: Dudu, Thiago Santos (PAL); Matheus Henrique, Diego Tardelli (GRE)
Cartões vermelhos: não houve. 

GOLS: Everton 23'2ºT (0-1), Bruno Henrique 35'2ºT (1-1), Pepê 48'2ºT (1-2)

PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez (Ramires, 25'/2ºT), Vitor Hugo e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Bruno Henrique e Lucas Lima; Dudu, Zé Rafael (Willian, 18'/2ºT) e Borja (Luiz Adriano, intervalo). Técnico: Mano Menezes

GRÊMIO
Paulo Victor; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon (Michel, 25'/2ºT), Matheus Henrique, Alisson, Tardelli (Patrick, 38'/2ºT) e Everton; Luciano (Pepê, 20'/2ºT). Técnico: Renato Gaúcho