Jamaal - Botafogo x São José - NBB

Jamaal foi o cestinha da partida (Foto: Divulgação/NBB)

Sergio Santana
05/04/2019
23:28
Rio de Janeiro (RJ)

Pela primeira vez na história, o Botafogo está nas quartas de final do NBB. Nesta sexta-feira, o Alvinegro venceu o São José por 66 a 61 em partida realizada no Ginásio Oscar Zelaya, em General Severiano, e fechou a série melhor de três das oitavas dos playoffs do principal torneio de basquete do país em 2 a 0.

A partida foi marcada por um ginásio com bom público e a torcida apoiando a equipe do Botafogo durante todo o instante. Assim como nos playoffs do ano passado, quando o Alvinegro foi derrotado pelo Caxias do Sul, os jogadores do Glorioso entraram em quadra com muitos gritos vindos das arquibancadas.

Com emoção, Botafogo e São José protagonizaram um emocionante jogo de basquete. O Alvinegro abriu vantagem no primeiro tempo, mas viu a equipe paulista melhorar na etapa complementar e até virar o placar. No fim, brilhou a estrela de Jamaal Smith, com cestas decisivas no fim da partida, fechando o triunfo da equipe de General Severiano.

O norte-americano foi justamente o destaque da partida. O camisa 5 foi o cestinha do duelo, com 15 pontos, além de contribuir com duas assistências. Ansaloni, com 9 rebotes, e Cauê Borges, com 11 pontos e 5 rebotes, também se destacaram. Pelo lado do São José, Mineiro, com 15 pontos, foi o protagonista.

Agora, o Botafogo vai enfrentar o Pinheiros, terceiro colocado na temporada regular. As datas e locais da partida ainda serão definidos pela organização do NBB. O confronto será uma reedição do partida da primeira fase da Copa Super 8, realizada em dezembro.

O jogo
A partida começou em um ritmo lento, com as equipes forçando arremessos de média distância e com um aproveito irregular de ambos. No decorrer do tempo, o São José chegou a liderar o placar com uma vantagem de seis pontos, mas o Botafogo reagiu a partir das entradas de Maique e Guga, autor de cinco pontos, que viraram a conta e fizeram o Alvinegro fechar o primeiro período com a vantagem de 20 a 13.

O time comandado por Léo Figueiró, marcado por ter muitos jogadores capazes de arremessar de longa distância, abriu mão desse estilo para manter Maique em quadra, o que acabou dando resultado, já que o pivô contribuiu com oito pontos e quatro rebotes, sendo o destaque do Alvinegro no segundo período. Pelo lado do São José, Mineiro foi o cestinha, mas nada que assustasse o Botafogo, que foi para o intervalo vencendo por 39 a 33.

Após o nível competitivo no fim do segundo quarto, as equipes voltaram em um ritmo baixo no intervalo. Em quadra, arremessos e passes errados, escolhas erradas de jogadas e, por consequência, poucos pontos. Em dez minutos de período, o São José ganhou o terceiro período por 14 a 12 - o Alvinegro com 25% de aproveitamento nos arremessos e a equipe jooseense com 27.5% no total.

Os visitantes começaram o quarto período com tudo. Com uma sequência de duas bolas de três seguidas, o São José virou a partida perto da metade do fim. Empurrado pela torcida, por Jamaal, que, mais uma vez, foi decisivo nos segundos finais do jogo, e por Diego, com um toco fundamental em Pastor na última posse, o Botafogo virou o placar e venceu o jogo por 66 a 61.