Nova luta: saiba o que o Botafogo precisa para assegurar sua vaga na Copa do Brasil de 2024

Eliminado precocemente do Campeonato Carioca, Alvinegro volta suas atenções para a disputa da Taça Rio, chance na qual tentará garantir sua vaga para o torneio nacional

Botafogo entrando em campo
Botafogo espera o fim da rodada para conhecer seu adversário (Vítor Silva/Botafogo)

Escrito por

Após o Botafogo amargar uma eliminação precoce no Campeonato Carioca com uma derrota sofrível por 1 a 0 para a Portuguesa nesta quarta-feira (8), a equipe comandada por Luís Castro terá de lidar com um desafio ainda mais forte. A disputa da Taça Rio se torna a última chance para a equipe garantir sua vaga na Copa do Brasil de 2024. O torneio de consolação será realizado em Volta Redonda, conforme a Ferj definiu.

A CBF promoveu mudanças para definir quem disputará a competição. O ranking de clubes foi abolido pela entidade, fato que dá mais relevância ao desempenho das equipes nos Estaduais. A Ferj definiu que cinco vagas da Copa do Brasil sairão da disputa do Campeonato Carioca: os quatro semifinalistas e o campeão da Taça Rio.

Na atual edição, a Taça Rio envolve do quinto ao oitavo colocado em formato de mata-mata. O Glorioso, que terminou a Taça Guanabara em quinto colocado, aguarda os dois últimos jogos da rodada para saber qual será seu adversário.

Independentemente de quem vier pela frente, o Alvinegro encarará seu adversário na semifinal em uma disputa de ida e volta.

Caso a equipe de Luís Castro leve a melhor na semifinal, disputará o título da Taça Rio em jogos de ida e volta para garantir a sua vaga na Copa do Brasil.

CHANCE DE CLASSIFICAÇÃO MESMO SEM TÍTULO DA TAÇA RIO 

Botafogo x Portuguesa
Botafogo teve atuação decepcionante diante da Portuguesa (Vítor Silva/Botafogo

O Botafogo tem uma brecha para se classificar até mesmo se não conseguir vencer a Taça Rio. O Artigo 37-III do regulamento prevê que, caso um clube carioca obtenha vaga para a Copa Libertadores, abrirá mais vagas para quem ficar nas primeiras colocações da Copa do Brasil. 

"Outras vagas que sejam eventualmente destinadas à Ferj especificamente em razão da qualificação de clube(s) do Estado para disputa da Copa Libertadores de 2024, será(ão) ocupada(s) de acordo com classificação geral do Campeonato Estadual 2023, excluídos, obviamente, os clubes já qualificados".

O Alvinegro inicia sua caminhada na Taça Rio contra o (oitavo colocado). 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter