Conheça Thiago Almada, alvo do Botafogo

Argentino, campeão mundial em 2022, é observado pelo Alvinegro

almada-thiago-2022-23-argentina-1669219105-97255-aspect-ratio-512-320
Botafogo espera contratar Thiago Almada para reforçar o meio campo (Foto: Reprodução / Transfermarkt)

Escrito por

O meio-campista Thiago Almada, de 23 anos, do Atlanta United (EUA) voltou a ter o seu nome ventilado pela direção do Botafogo. O jogador foi alvo na primeira janela da temporada, quando o clube Alvinegro ofereceu de 20 milhões de euros (R$ 206 milhões, na cotação da época) aos americanos. No entanto, a proposta foi recusada.

➡️ Tudo sobre o Fogão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Botafogo

O jovem jogador tem sido observado pelo scout do clube carioca, e pelo dono da SAF Alvinegro, há um bom tempo. Embora tenha um apreço muito grande pelo meia, Jhon Textor ainda não enviou uma nova proposta ao Atlanta United.

- Eu respeito o clube onde ele joga. Você não vai em um clube e tira um jogador na primeira semana da temporada. Ele foi eleito o melhor jogador do ano na MLS. Então quando você fala de jogador desse nível, você fala com o clube. Felizmente nós não temos que ir a empresários. Essa é a relação que temos nos Estados Unidos. Eles sabem que a gente gosta dele. Quando eles estiverem prontos para vendê-lo, estaremos prontos para conversar. É como o Luiz Henrique. Em dois anos esses caras estarão na Europa valendo de 40 a 60 milhões de dólares. Nós gostamos do Almada, temos interesse, não apresentamos proposta escrita, mas deixamos claro nosso interesse. Eles também o amam, assim como a torcida do Atlanta. Então ele deve permanecer no Atlanta até eles estarem prontos para negociar – disse Textor em entrevista em março.

thiago-almada-velez-sarsfield-2021-1633619851-72351
Thiago Almada tem sido cobiçado por clubes brasileiros há algumas temporadas (Foto: Reprodução / Transfermarkt)

Relatórios e dados de análises qualitativas e quantitativas, de Almada, já estão na mesa da direção do Botafogo. Porém, a contratação é vista internamente como muito difícil. Um dos motivos é que o clube teria que desembolsar cerca de 30 milhões de euros (R$ 174 milhões) pelo jogador. O outro ponto seria a vontade do atleta de se transferir ao futebol europeu.

Trunfos do Botafogo

Apesar de não ter o desejo de voltar a América do Sul, o projeto multi-clubes de John Textor, que também é dono de Lyon, Crystal Palace e RWD Molenbeek, pode ser uma vantagem para o Botafogo, na hora de convencer o meia de se transferir para o clube.

Outro ponto que vale ressaltar, é que o contrato do argentino vai até o fim de 2025, e uma venda nesta janela pode ser a última chance do Atlanta United lucrar uma boa grana. Caso contrário, o jogador pode assinar um pré-contrato com outra equipe a partir de dezembro.

thiago-almada-1666727431-94921
Thiago Almada é o destaque do Atlanta United em 2024 (Foto: Reprodução / Transfermarkt).

Quem é Almada?

O meio-campista tem apenas 23 anos e defende o Atlanta United (Estados Unidos). Revelação do Vélez Sarsfield, ele foi contratado pelo time norte-americano por 16 milhões de dólares, um recorde da liga local. Em 2022, disputou a Copa do Mundo no Qatar e se tornou Campeão Mundial com a camisa da Argentina.

Ano passado, o garoto foi eleito o Jogador Jovem do ano da Liga Norte-Americana de 2023. Na atual temporada, Almada disputou 14 jogos, marcou quatro gols e deu uma assistência. O meia tem um acerto de 85% nos passes, 3.3 chutes por jogo e 67% dribles certos por partida.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter