menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

'O Botafogo precisa saber disputar os dois torneios ao mesmo tempo'

Fevereiro vai ferver. Se tudo der certo, o Botafogo vai participar de oito disputas no mês. A vaga na fase de grupos da Libertadores e a Taça Guanabara estão em jogo

Camilo, Neilton e Sassá comemoram conquista da vaga na Libertadores
imagem cameraDivulgação/Botafogo
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 31/01/2017
16:17

  • Matéria
  • Mais Notícias

Se tudo der certo, fevereiro será um mês agitado para o Botafogo. Estão previstos oito jogos durante os 28 dias. Começando nesta quarta-feira, com a estreia do Alvinegro na Libertadores, o time encara o Colo-Colo, clube tradicional no Chile. De volta ao Campeonato Carioca, o Macaé é o próximo da lista, no dia 4. Em Santiago, o Botafogo volta a encarar o Colo-Colo, na partida de volta, e o elenco precisa estar a todo vapor para passar o adversário na casa deles.

Voltando à Taça Guanabara, no dia 12, o Flamengo será o adversário para o primeiro clássico do Alvinegro em 2017. Na quarta-feira da mesma semana, se passar o Colo-Colo, o Botafogo terá mais um duelo da Libertadores. Dia 19 é última rodada do Glorioso pela Taça Guanabara e o time pega o Boa Vista, de Saquarema. Dia 22 será a partida de volta da Copa Libertadores, pela terceira fase. Se passar, o Botafogo já volta para a competição disputando a fase de grupos. No domingo de carnaval, dia 25, se o universo conspirar a favor, o Alvinegro vai jogar a primeira partida da semifinal da Taça Guanabara e pode pular o carnaval esperando as últimas partidas para conquistar o torneio.

Mendonça, ex-ponta nos anos 70 e 80, acredita que a sequência de jogos vai exigir mais cuidado dos preparadores físicos, mas que o Botafogo não pode jogar uma das competições apenas com um time de reservas.

- Estou muito esperançoso com está temporada do Botafogo. Esse lance de dois campeonatos paralelos precisa de muito cuidado. O futebol é um esporte coletivo. Tem jogadores que absorvem bem essa maratona de disputas e outros que não. O preparador físico tem que saber o que vai fazer para manter cuidado em dobro dos jogadores. Não pode dar preferência apenas para um campeonato. É preciso saber atuar nos dois torneios para que ambos sejam bem disputados. Lógicamente, o técnico também precisa cuidar do grupo para não haver muito desgaste.

Sobre disputar o Estadual com um time que tem em sua formação mais jogadores da reserva do que do elenco titular, o ex-jogador afirma que os atletas principais não devem ser sacrificados, mas jogar com muitos reservas, pode complicar a situação do Botafogo.

- O time tem que fazer uma reserva forte para poupar os principais jogadores e os atletas titulares devem ser estudados para não serem sacrificados, mas não deve jogar um torneio apenas com reservas, porque o time vai encarar outros clubes com seus melhores jogadores e isso pode tornar as coisas mais difíceis para o elenco com menos experiência.

Para Mauro Galvão, ex-treinador do Botafogo e campeão carioca pelo clube em 1989 e 1990, a prioridade deve ser a Libertadores, que é uma competição mais difícil de conquistar vaga.

- Quando se tem uma situação como essa, o importante é ter um grupo titular bom e
uma boa reserva, caso tenha que substituir algum jogador, para não cair o rendimento. Ter um atleta forte que se machuca é perigoso para o time, sem contar o cansaço dos jogadores principais. O grupo tem que ser capaz de dar conta de mais de uma competição.

O ex-zagueiro ainda afirma que o time deve dar mais importância para a disputa da Libertadores.

- Em questão de importância, a Libertadores com certeza é o torneio mais importante no momento. São dois times que o Botafogo vai pegar em disputas eliminatórias e a equipe tem que ir bem nessas partidas para entrar na fase de grupos. Se vencer as primeiras etapas, a torcida vai estar motivada e a renda do clube pode aumentar, caso conquiste o torneio. No Campeonato Carioca, se mexer no time e ajustar o que está dando errado, ainda dá para recuperar e camuflar o início ruim.


  • Matéria
  • Mais Notícias