Com título distante, Atlético-MG tem apenas 11,1% de chance de chegar à Libertadores

Com tropeços consecutivos como mandante, Galo, que antes buscava o título, agora vê pequena possibilidade também na competição continental

Atlético-MG - Libertadores
Galo perdeu quatro, dos últimos últimos cinco jogos no Brasileirão - (Foto: Agência i7/Mineirão)

Escrito por

Após eliminações precoces na Copa do Brasil e na Libertadores, agora, o Atlético-MG está totalmente focado na disputa do Brasileirão, até o fim da temporada. No entanto, atualmente, a equipe alvinegra ocupa a apenas sétima colocação na tabela de classificação, com 35 pontos ganhos, e vê a possibilidade do bicampeonato consecutivo praticamente inexistente. 

Até por isso, internamente, o discurso do elenco preto e branco trata a conquista da vaga direta à Libertadores como obrigação. Para que isso aconteça, no cenário atual do Brasileirão, o Galo teria que figurar entre os quatro times mais bem colocados, ao término da competição. 

Contudo, de acordo com o que apontam os cálculos matemáticos, hoje, essa possibilidade também é pequena. Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, a chance da equipe comandada por Cuca chegar à  principal competição continental é de apenas 11,1%. 

Na tabela, passadas 23 rodadas do Brasileirão, o Atlético-MG está a quatro pontos do Corinthians, primeiro time dentro do G-4. Vale lembrar que o Internacional, concorrente direto na disputa, tem uma partida a menos, a ser disputada na noite desta segunda-feira, diante do Avaí, na Ressacada. 

Por fim, é importante dizer que o número de equipes brasileiras que vão à Libertadores pode ser alterado, a depender do resultado dos torneios continentais desta temporada.  

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter