icons.title signature.placeholder Amélia Sabino e Leo Burlá
03/12/2013
14:48

O Sorteio da Copa do Mundo será só daqui a três dias, mas a Fifa divulgou nesta terça-feira as regras e os países em cada pote. O critério utilizado pela entidade é a classificação no ranking mundial de outubro para definir os cabeças de chave e zonas de classificação geográfica para os demais.

A divisão dos potes será a seguinte:

Pote 1: Brasil, Espanha, Argentina, Alemanha, Suíça, Bélgica, Colômbia e Uruguai
Pote 2: Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Nigéria, Chile e Equador
Pote 3: Austrália, Irã, Japão, Coréia do Sul, Costa Rica, Honduras, México e EUA
Pote 4: Bósnia e Herzegovina, Croácia, Inglaterra, França, Grécia, Itália, Holanda, Portugal e Rússia

Antes do sorteio um país europeu que está alocado no pote 4 será sorteado e colocado no pote 2. Outra regra é que dois sul-americanos não poderão ficar no mesmo grupo e, caso o princípio geográfico seja quebrado, o país sorteado pula para o grupo seguinte que não ferir esta regra. Para os europeus, o limite são dois por grupo.

Haverá um pote auxiliar, chamado de pote X. O europeu que for retirado do pote 4 para o pote 2 estará necessariamente no grupo de um dos quatro sul-americanos do pote 1, os cabeças de chave, que serão retirados do pote X para esta escolha. Depois, os potes remanescentes serão esvaziados na ordem do 1 ao 4, sendo que para o Brasil está garantida a posição 1 do grupo A. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, defendeu o modelo que será usado na cerimônia:

- Essa decisão foi tomada pelo Comite Executivo, conversamos muito com algumas confederações. Se trata de um sorteio. A gente tem que sortear, vamos simplesmente sortear e não ficar escolhendo as equipes.

Para a realização do Sorteio foram convidados oito assistentes que representam cada país campeão mundial. Cafu, o francês Zidane, o uruguaio Ghiggia, o italiano Fabio Cannavaro, o inglês Geoff Hurst, o espanhol Fernando Hierro e o alemão Lothar Matthäus participação das escolhas nos potes. O resultado do sorteio vai determinar a ordem e os adversários dos jogos das 32 seleções que participarão da Copa do Mundo no Brasil.