icons.title signature.placeholder RADAR/LANCEPRESS!
27/02/2015
18:38

Tudo começou na Escócia. Caitlin Mcneill, de 21 anos, resolveu postar a imagem de um vestido em sua conta no Facebook, após uma discussão interminável a respeito da cor da peça. A publicação da imagem vestido gerou um dos maiores frênesis da história da internet, com pessoas discutindo ferozmente sobre o assunto. Afinal, o vestido é azul e preto ou branco e dourado?

Antes de mais nada, é preciso contar a verdade aos internautas: o vestido é azul e preto. A própria Caitlin, que viu a roupa ao vivo, postou uma outra foto posteriormente e todos puderam ver as verdadeiras cores da peça. Se ainda não se convenceu, a loja britânica Roman, que comercializa o vestido, não oferece nenhum modelo branco e dourado. Além do preto e azul, as versões disponíveis são rosa e preto, vermelho e preto e uma branca e preta.

- Eu posso oficialmente confirmar que a cor do vestido é azul royal com ornamentos pretos -, afirmou Michelle Bastock, diretora de moda da marca, em entrevista ao canal CNN.

Porém, enquanto a cor ainda era uma polêmica, o assunto mexeu com o mundo do esporte. Ronaldinho Gaúcho, por exemplo, brincou com a cor da camisa do Querétaro (MEX), seu atual clube. Rivais de Lisboa (POR), Sporting e Benfica "discordaram" sobre a tonalidade da peça. Até o LANCE!Net entrou na onda, usando azul e dourado na home e aproveitando o assunto para relembrar cores bizarras de uniforme de futebol pelo mundo.

Confira abaixo 6 razões que podem explicar o porquê de pessoas enxergarem cores tão diferentes na mesma imagem.

1 -  Luminosidade: Daniel Barros, em entrevista ao SPTV, da Rede Globo

- A luminosidade varia ao longo dia. Nove da manhã tá uma, meio-dia está mais claro, seis da tarde está escurecendo.. E a cor da nossa roupa a gente não vê variar. Por quê? Se a luminosidade varia, teoricamente a cor da nossa roupa teria que variar também. Mas o cérebro vai ajustando as cores de acordo com a luminosidade. Então se o cérebro assume que ali é uma cena clara, ele vê de uma cor. Se ele assume que ali é escuro, ele vê de outra cor.

2 -  Angulação: Richard Yudi, em entrevista para o Correio Braziliense

"De acordo com o oftalmologista Richard Yudi Hidam, a confusão é desnecessária. 'Isso depende de coisas como a angulação, muda de cor. Olhando ao vivo é uma outra coisa', defende, em entrevista ao Correio. Para o médico, a bagunça fica ainda maior quando uma lente confunde a visão das pessoas, que já é naturalmente cheia de filtros. 'Se você olha muito tempo para a cor vermelha, por exemplo, acaba tendo uma distorção quando vê uma coisa branca, por exemplo.' "

3 - Idade do observador: Jay Neitz, em entrevista para a revista Times

"Quanto mais velho o observador, maior a propensão para ver dourado e branco. Segundo Jay Neitz, pesquisador de cor-visão na Universidade de Washington, o globo ocular das pessoas muda ao longo da vida. Por isso, os indivíduos se tornam menos sensíveis à luz azul com o passar dos anos. O pesquisador estudou as diferenças na visão de cores durante 30 anos."

4 - Sistemas visuais diferentes: Bevil Conway - Wellesey College

"Uma explicação seria a visão que os seres-humanos têm da luz do dia: de manhã, vemos mais vermelho e rosa, passamos pelo branco e azul no meio do dia e, depois voltamos ao vermelho. O que acontece é que o seu sistema visual está olhando para o objeto e tentando descontar os efeitos da luz do dia. Então, tiram o lado azul, no caso de verem branco e dourado, ou descontam o amarelo, caso vejam azul e preto" explica o neurocientista Bevil Conway, especialista em estudos da cor e visão, da Wellesey College.

5 - Contrastes na tela - Internet

Essa já pode riscar da lista. Inúmeras pessoas viram a mesma imagem, na mesma tela de celular ou monitor, e divergiram sobre as cores do vestido mesmo assim. 

6 - Mistura Aditiva - Internet

A junção das cores vermelho, verde e azul, aos olhos algumas pessoas, gera o fenômeno chamado "mistura aditiva". Quanto mais você as mistura, mais perto da cor branca elas estão. Para outras pessoas, essa mistura tende a ficar preta, sendo uma "mistura substrativa". Resumindo:

Enxerga azul e preto: Parabéns! Você enxerga bem. Suas retinas estão em alto funcionamento, em "mistura substrativa".

Enxerga branco e dourado: suas retinas não funcionam tão bem, sendo menos sensíveis à luz, gerando a "mistura aditiva".