Cesar Cielo

Campeão olímpico, Cesar Cielo não teve bom desempenho na temporada 2015 (Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA)

LANCE!
12/01/2016
19:21
São Paulo (SP)

A temporada 2015 de Cesar Cielo já provocou mudanças na rotina do campeão olímpico e mundial. Após um fraco rendimento, o nadador brasileiro decidiu fazer um período de treinamentos em Arizona, nos Estados Unidos, sob a tutela de seu ex-treinador Scott Goodrich, do Scottsdale Aquatic Club.

A parceria entre os dois já rendeu bons frutos, visto que Cielo trabalhou junto ao técnico australiano antes do Mundial de Barcelona, na Espanha, em 2013, quando conquistou duas medalhas de ouro.

– Esse foi o lugar em que treinei e obtive sucesso (Arizona) tanto para o Mundial de Barcelona quanto para o de Doha (no Qatar). Voltar a treinar com o técnico com quem eu ganhei o meu terceiro título mundial (nos 50m livre) faz todo o sentido – afirmou o nadador brasileiro.

A temporada 2015 do paulista foi a pior de sua carreira desde 2007. Recordista mundial dos 100m e 50m livre, além de deter os títulos mundiais em ambas as provas e nos 50m borboleta, e a medalha de ouro olímpica nos 50m livre, conquistada em Pequim (CHN), em 2008, Cielo não conseguiu repetir a boa forma.

A mudança na preparação do nadador de 29 anos acontece após os abandonos no Mundial de Kazan (RUS), em agosto, com uma lesão no ombro esquerdo, e na seletiva olímpica disputada em Palhoça (SC), em dezembro, após um fraco desempenho nos 100m livre (11º lugar).

Com a desistência na competição nacional, o paulista abdicou dos 50m livre e, assim, não conseguiu bater os índices para a Olimpíada do Rio de Janeiro em nenhuma prova.

Após os treinamentos na piscina do Phoenix Swim Club, Cielo não tem data de retorno confirmada ao Brasil. Porém, ele disputará o Troféu Maria Lenk, que acontece entre os dias 15 e 20 de abril, no Rio de Janeiro. A competição será a segunda e última seletiva olímpica aos brasileiros em busca de vaga na Rio-2016.