Réver e Rafael Vaz em treino do Flamengo (Gilvan de Souza / Flamengo)

Réver e Rafael Vaz são a dupla de zaga mais frequente de Zé Ricardo (Gilvan de Souza / Flamengo)

RADAR / LANCE!
10/08/2016
14:00
Rio de Janeiro (RJ)

A arrancada do Flamengo rumo ao G4 do Brasileirão coincide com a forma como o setor defensivo vem se superando dentro das quatro linhas. Após iniciar a temporada como "dor de cabeça", a zaga se fortaleceu com a chegada de reforços e está há três partidas sem sofrer gols.

Campeão brasileiro de 1980, da Copa Libertadores e do Mundial Interclubes de 1981, Rondinelli atribui a evolução à maneira como a equipe vem adquirindo confiança com Zé Ricardo:

- Zé Ricardo tem a confiança de todo o plantel, e isto ajuda tanto o time a crescer em campo quanto com a diretoria - afirmou, ao LANCE!.

Aos olhos do ex-zagueiro, a variedade de opções é benéfica para o Rubro-Negro crescer e sonhar com o título. Atualmente, Rafael Vaz e Réver formam o setor defensivo com mais frequência, mas Juan, Donatti e Léo Duarte são outras opções:

- O Flamengo conta com uma variedade de jogadores de qualidade, e ainda tem o (gerente de futebol) Mozer passando dicas para eles lá dentro. O Réver e o Rafael Vaz são titulares, mas sabem que não podem descansar, porque os experientes, como Juan e Donatti podem entrar muito bem e se impor em campo. Sem contar no Léo Duarte, que é um jogador da base que mostrou serviço quando entrou em campo.

Campeão brasileiro de 1987, Edinho diz que a ascensão do Flamengo começou quando a zaga se ajeitou:

- A zaga não pode se separar do restante do time. Quando o sistema defensivo se fortalece, a equipe começa a ganhar uma segurança para atacar com tranquilidade e tentar o caminho do gol - declarou, ao LANCE!. 

O ex-zagueiro atribui a boa fase também aos reforços e ao trabalho de Zé Ricardo:

- Os reforços deram uma robustez maior ao elenco do Flamengo, que precisa ter uma defesa forte caso queira buscar o título. Zé Ricardo está ciente que a equipe precisa de uma defesa forte, e soube ajustar bem o setor.