Centro de Excelência em Performance no Ninho do Urubu - Flamengo

O Ninho vai receber as seleções de futebol masculino da Argentina e a feminino do Brasil (Foto: Divulgação/Flamengo)

LANCE!
29/07/2016
11:22
Rio de Janeiro (RJ)

O Flamengo vai receber em suas instalações algumas seleções durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A Gávea terá a presença das times dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha. Já o Ninho do Urubu receberá a seleção masculina de futebol da Argentina, e a seleção feminina de futebol do Brasil.

O clube busca formas de internacionalizar sua marca através de estratégias de marketing. Especialista no assunto e colunista do LANCE!, Amir Somoggi não acredita que as ações podem surtir grandes efeitos.

- A ideia é boa mas não vai mudar em nada a dimensão doméstica do clube. Já fizeram isso em outras oportunidades e não mudou nada. O Fla é desconhecido do mundo do futebol e assim permanecerá como os demais clubes brasileiros.

Amir, do blog Marketing & Economia da Bola, ainda ponderou que os clubes brasileiros tem grande problema em encontrar formas de expandir seus nomes e deu uma opinião de qual seria a melhor forma para realizar isso.

- Nenhum deles tem a menor ideia de como internacionalizar a marca. Estão cada vez mais distantes de serem clubes globais. Muito pelo contrário. Quanto mais o futebol mundial se globaliza mais para trás ficam os clubes brasileiros. A solução seria montar um projeto sério de internacionalização como todos os gigantes da Europa fizeram. Sem planejamento, essas ações não tirarão o clube de seu âmbito doméstico - completou.