RADAR / LANCE!
05/08/2016
10:39
Rio de Janeiro (RJ)

Além de seguir com chances de conquistar o Osmarzão (título simbólico que o LANCE! dá ao campeão do Primeiro Turno do Brasileirão), o Flamengo pode sair do duelo com o Atlético-PR, neste sábado, celebrando um feito histórico. De acordo com a Fla Estatística, caso a equipe estufe a rede por duas vezes no Kleber Andrade, em Cariacica (ES), chegará ao gol 12 mil da história de seu futebol. Os números foram divulgados em referência à camisa 12, número significativo da torcida rubro-negra.

A trajetória de artilharia começou em 3 de maio de 1912, com Gustavo de Carvalho, que anotaria quatro vezes na vitória por 15 a 2 sobre o Mangueira. De lá para cá, vieram gols de 34 títulos cariocas, três Copas do Brasil, seis Brasileiros, uma Copa Libertadores e um Mundial Interclubes (confira na galeria alguns dos títulos históricos acima).

Outro número relevante veio com caminhada de título. Na semifinal da Copa dos Campeões de 2001, Beto garantiu o terceiro gol na vitória por 3 a 0 sobre o Cruzeiro, no Almeidão (PB) e marcou o gol 10 mil do Fla. Na decisão, o Rubro-Negro foi campeão sobre o São Paulo.

Segundo as estatísticas, os 11.998 gols foram marcados em 6.021 jogos (considerando partidas válidas por competições reconhecidas pela Fifa e competições como Torneio Início e amistosos, mas ignoram gols "concedidos" em triunfos por WO). Até o momento, são 3.174 vitórias, 1.407 empates e 1.439 derrotas.