icons.title signature.placeholder Fábio Aleixo
21/01/2012
06:00

   

Última vez que Brasil e EUA se enfrentaram foi no Mundial da Turquia (Foto: Reuters)

A seleção americana de basquete, formada por Kobe Bryant, LeBron James e outros astros, será adversária do Brasil em sua preparação para a Olimpíada de Londres.

O jogo será realizado no dia 16 de julho em Washington (EUA), provavelmente na Verizon Arena, casa do Washington Wizards, da NBA.

A informação, obtida com exclusividade pelo LANCENET!, ainda é mantida em sigilo pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB). O anúncio oficial ocorrerá em fevereiro, quando será divulgada toda a programação da Seleção.

Diversos fatores contribuíram para a marcação do amistoso. O principal deles é o fato de tanto o Brasil quanto os Estados Unidos serem patrocinados pela Nike.

Antes do Mundial da Turquia-2010, a multinacional americana organizou um encontro entre Estados Unidos e França no Madison Square Garden, em Nova York.

A boa relação entre o técnico da Seleção Brasileira, Rubén Magnano, e o técnico americano Mike Krzyzewski também ajudou.

No ano passado, na fase de observação de jogadores para o Pré-Olímpico das Américas, Magnano esteve nos Estados Unidos e teve um encontro com o colega.

O treinador brasileiro e o presidente da CBB, Carlos Nunes, visitaram as instalações da Universidade de Duke, comandada pelo Coach K.

A última vez que Brasil e Estados Unidos se enfrentaram foi no Mundial da Turquia. Em encontro da terceira rodada da fase inicial, os americanos (atuais campeões olímpicos e mundiais) venceram por 70 a 68, em jogo decidido no último segundo.

A USA Basketball,  entidade que comanda o basquete americano, ainda não divulgou o calendário de preparação de sua seleção,  o que ocorrerá até o fim do próximo mês.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da instituição nem confirmou nem negou a realização da partida amistosa.

Receba pelo celular as principais notícias de Basquete!

REUNIÃO DEFINE CALENDÁRIO BRAZUCA

O técnico Rubén Magnano e os dirigentes da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) se reunirão na próxima semana para fechar como será feita toda a preparação para os Jogos Olímpicos.

O cronograma ainda não foi definido, pois o treinador passou as suas férias na Argentina e chegou ao Brasil nesta sexta.

Além do amistoso em Washington, a Seleção deve fazer outros jogos em solo americano. Existe uma negociação em andamento para que Brasil e Argentina se enfrentem no estado de Nova Jersey.

Além disso, alguma partida amistosa pode ocorrer já em Londres, às vésperas da estreia nos Jogos Olímpicos.

O torneio masculino de basquete ocorrerá entre os dias 29 de julho e 12 de agosto.

Até o momento, os países já garantidos na competição são: Austrália, Argentina, Brasil, China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Espanha e Tunísia.

Entre os dias 2 e 8 de julho, ocorrerá o Pré-Olímpico Mundial, na Venezuela, que classificará mais três seleções. A data do sorteio dos grupos ainda não foi definida.