Maior da história? Xavi pode se tornar no espanhol com mais títulos


Escrito por

O Barcelona entra em campo nesta quarta-feira às 17h (de Brasília) para decidir a Supercopa da Espanha contra o Atlético de Madrid, no Camp Nou. Porém, se o título não é dos mais valorizados, ao menos pode fazer Xavi entrar ainda mais na história. Será o jogador espanhol com mais títulos oficiais.

Caso Xavi, capitão do Barça na ausência do lesionado Puyol, levante o troféu (na ida, empate em 1 a 1), vai passar Paco Gento, lenda do Real Madrid, campeão espanhol 12 vezes, e europeu em seis oportunidades. Ambos têm 24 conquistas em suas carreiras.

Pelos títulos que tem com a Espanha e pela revolução do “tiki-taka” com o Barça, Xavi é considerado por muitos o melhor jogador da Espanha de todos os tempos.

– Além de ser um craque, é o símbolo do estilo de jogo da Espanha e do Barça, que foi uma revolução – diz Miguel Ángel Nadal, ex-jogador do Barça, ao LANCE!Net:

– Tem muita gente boa na história. Se considerarmos “bola no pé” e a quantidade enorme de títulos, creio que ele está no topo sim.

Rival desta quarta no Camp Nou, Miranda também demonstra muita admiração pelo apoiador. Para o zagueiro brasileiro, Xavi já escreveu seu nome entre os grandes.

– É um craque com qualidade extraordinária. É, ao lado de Iniesta, responsável pela fase fenomenal do Barça – declarou o zagueiro.

Para jornalistas espanhóis consultados pelo LANCE!Net, Xavi supera nomes como Raúl, o próprio Iniesta, Hierro, Luís Suárez, Santillana...

- Além de tudo, é uma referência do futebol espanhol. Com ele, o estilo de jogo da seleção alcançou o auge, e ele é o jogador mais destacado. Casillas também é um emblema, mas é goleiro, Xavi dita o ritmo de tudo o que a espanha conseguiu, é ainda a cara do Barça - disse Fernando Polo, do "Mundo Deportivo".

FICHA TÉCNICA
BARCELONA x ATLÉTICO DE MADRID
SUPERCOPA DA ESPANHA
Data-hora: 28/08/2013, às 17h (de Brasília)
Local: Estádio Camp Nou, em Barcelona (ESP)
JUIZ: Fernández Borbalán (ESP)

BARCELONA: Valdés, Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Jordi Alba; Busquets, Xavi e Iniesta; Pedro (Neymar), Messi e Sánchez. TÉCNICO: Gerardo Martino

ATLÉTICO DE MADRID: Courtois, Juanfran, Miranda, Godín e Filipe Luís; Mario Suárez, Gabi e Koke, Arda Turan, Diego Costa e David Villa. TÉCNICO: Diego Simeone

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter