menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Governo entrega centros móveis para segurança na Copa das Confederações

Dia 29/02/2016
23:31

  • Matéria
  • Mais Notícias

Foi entregue na tarde desta quinta-feira, no Rio, os equipamentos que serão utilizados na área de segurança pública durante a Copa das Confederações. O Ministério da Justiça entregou simultaneamente para o Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília uma plataforma de observação elevada, dois veículos especiais do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) e uma câmera para monitoramento aéreo.

A presidente Dilma Rousseff conheceu os equipamentos em Brasília, ao mesmo tempo em que o governador do Rio, Sérgio Cabral, estava no CICC, que vai ser o centro de coordenação nacional de segurança durante a Copa das Confederações. Para a Copa, esta responsabilidade será dividida com o centro que está sendo construído em Brasília.

Antes da cerimônia, o governador do Rio Sérgio Cabral comentou sobre as recentes manifestações populares contra o aumento das passagens de ônibus e evitou responder se haveria algum monitoramento especial durante a competição da Fifa, que começa no sábado.

- Isso é um problema da segurança, não é meu. Acho qualquer tipo de manifestação saudável, mas de tal forma que não haja conflito físico. Tem que respeitar a população e respeitar o bem público - disse Cabral.

A presidente Dilma Rousseff, de Brasília (DF), disse via teleconferência que estava animada com a nova perspectiva da segurança pública:

- Espero que esteja sendo tão interessante para vocês como está sendo para mim. Vamos conseguir de fato uma integração de toda a segurança pública no nosso país. É um legado dos órgãos de segurança da União, dos estados e municípios. O povo pode ficar tranquilo. As pessoas me perguntam o que nós vamos ganhar com a Copa. Primeiro, eu digo, é sempre a alegria, mas sobretudo a melhoria concreta na área de segurança pública. Hoje aqui vi equipamentos fantásticos, como do Corpo de Bombeiros, por exemplo. É um passo a mais, o fato desses seis estados receberem este equipamento e o governo federal ter contribuído com todos estes equipamentos é fato extremamente relevante para o país - disse a presidente no seu pronunciamento.

Participaram da cerimônia o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, direto de Belo Horizonte, e o governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz, ao lado da presidente em Brasília. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o da Justiça, José Eduardo Cardozo também marcaram presença. O primeiro esteve no Rio e o segundo na capital federal. O investimento do governo federal para a área de segurança durante a Copa das Confederações foi de R$ 1,8 bilhão.

  • Matéria
  • Mais Notícias