Futuro olímpico do Brasil: Confira o desempenho em Paris e expectativas para Los Angeles
Delegação brasileira terminou com 20 medalhas ao fim dos Jogos

O Brasil encerrou a participação nas Olimpíadas de Paris neste sábado (10) após as conquistas da prata e bronze no futebol e vôlei feminino. Ao todo, os brasileiros marcaram presença no pódio em 20 oportunidades, sendo três ouros, sete pratas e dez bronzes. O desempenho não superou as 21 medalhas de Tóquio-2020, mas é o segundo melhor da história em conquistas de medalhas, o que mantém o bom retrospecto recente do país nos Jogos e aumenta as expectativas para a edição de Los Angeles, em 2028.
Dos medalhistas brasileiros em Paris, apenas 11 atletas estão na faixa etária acima dos 30 anos de idade. Tratam-se de Caio Bonfim (33), prata na marcha atlética, Jade Barbosa (33), bronze por equipes na ginástica artística, Rafaela Silva (32), Ketleyn Lima (36) e Rafael Silva (37), bronze no judô por equipes, além de Marta (38) e Rafaelle (33), prata no futebol feminino e Carol (33), Thaisa (37), Macrís (37), Roberta (34), bronze no vôlei. Assim, a maioria dos atletas que conseguiram medalha em Paris devem ter a oportunidade de disputá-la novamente.
O judô e a ginástica artística foram a maior fonte de medalhas do Brasil. Cada modalidade gerou quatro conquistas em Paris. Contudo, o principal nome brasileiro nos Jogos veio do tablado. Rebeca Andrade, de apenas 25 anos, conquistou o ouro no solo, a prata no salto e individual geral, e liderou a equipe brasileira para a conquista inédita da medalha de bronze na modalidade olímpica.

No judô, os judocas Beatriz Souza, Willian Lima e Larissa Pimenta conquistaram respectivamente o ouro, a prata e a bronze nas disputas individuais. Além disso, eles também ficaram em terceiro lugar na disputa por equipes com o Time Brasil.
O vôlei de praia gerou o terceiro e último ouro brasileiro na edição das Olimpíadas com a dupla Duda e Ana Patrícia. As duas com apenas 26 anos são as atuais número um do mundo e vivem o auge da carreira após conquistar o título olímpico.

Nas modalidades radicais, o Brasil mais uma vez teve um bom desempenho. No skate, Rayssa Leal e Augusto Akio ficaram com a bronze respectivamente nas categorias street feminino e park masculino. Do mesmo modo, Medina também ficou com o terceiro lugar no surfe masculino. Já Tatiana Weston-Webb ficou com a prata no feminino.
O campeão olímpico em Tóquio, Isaquias Queiroz, não conseguiu repetir o desempenho na canoagem C1 1000m. Ele perdeu a decisão para Matin Fuksa, da República Tcheca, atual número um da modalidade, e ficom com a prata. Para finalizar, Bia Ferrera, no boxe feminino, e Edival Pontes, no taewkondo masculino e Alison dos Santos, o piu, no atletismo, também ganharam a bronze.

Quadro de medalhas brasileiro
🥇3 - Rebeca Andrade (solo), Beatriz Souza (judô), Ana Patrícia e Duda (vôlei de praia)
🥈7 - Futebol feminino, Isquias Queiroz (canoagem), Tatiana Weston-Webb (surfe), Caio Bonfim (marcha atlética), Rebeca Andrade (individual geral e salto), Willian Lima (judô)
🥉10 - Vôlei feminino, Alison dos Santos (atletismo), Augusto Akio (skate), Gabriel Medina (surfe), Rayssa Leal (skate), ginástica artística por equipes, Larissa Pimenta (judô), Bia Ferreira (boxe) e Edival Pontos (taewkondo)
Menções honrosas
Além das conquistas, os brasileiros também se destacaram com campanhas históricas em outras modalidades. Foram os casos de Luiz Maurício, no lançamento com dardo, Bárbara Domingos, na ginástica rítmica, e Gustavo "Bala Loka", que pela primeira vez levaram o Brasil a uma final nas respectivas modalidades. Além deles, Maria Fernanda, a Mafê, voltou a colocar uma brasileira na final dos 400 metros livre após 76 anos.
Os quatro atletas estão na faixa etária abaixo dos 24 anos e podem ter chances reais de medalhas nas Olimpíadas de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028.

Copa do Mundo 2026
Fifa tem recorde de público na Copa e aumento de racismo em suas redes
Há 1 dia
Copa do Mundo 2026
Holanda denuncia racismo contra jogadores após queda na Copa do Mundo
Há 1 dia
Copa do Mundo 2026
Copa do Mundo: veja o que está em jogo no último dia da fase de grupos
Há 5 dias
Todos Esportes
Argentina tem caminho mais fácil que o Brasil. Acesse o simulador
Há 6 dias
Copa do Mundo 2026
Organizações de direitos humanos sobre Egito x Irã: 'Respeito não é negociável'
Há 6 dias
Todos Esportes
Angulo marca 1º gol de Equador na Copa do Mundo contra a Alemanha
Há 1 semanaMais LANCE!

Titular da Argentina sente lesão e preocupa torcedores: 'Insubstituível'

Virada sobre a Nova Zelândia marca primeira vitória do Egito em Copas do Mundo

Ao lançar Endrick e Rayan, Ancelotti isola vozes no ouvido para escutar as da sua cabeça

O atacante que desbancou Memphis Depay: conheça Brobbey

Técnico da Universidad de Chile sofre infarto durante coletiva

Lula ironiza situação física de Neymar: 'Primeiro convocado home office'

Endrick faz festa com torcedores antes do jogo contra o Haiti

'É jogador?' Atacante da Espanha é barrado após curtir dia de folga; entenda

André Jardine troca o México pelos Emirados e inicia novo capítulo no Shabab Al-Ahli

Irmã de Cristiano Ronaldo curte crítica a companheiro de seleção após tropeço de Portugal

Novos galácticos? Após Cucurella e Bernardo Silva, Real Madrid anuncia chegada de Konaté

Modric e mais 10! Confira a provável escalação da Croácia para estreia na Copa do Mundo

Viking Row na Copa: conheça a coreografia que embalou a goleada da Noruega na estreia



