Conheça Vladimir Morozov, candidato a estrela que foi renegado pela Rússia
Poucos nadadores do mundo têm resultados mais impressionantes em 2013 do que Vladimir Morozov. O russo dominou as provas de velocidade, da seletiva russa à Universíade, e chega ao Mundial de Esportes Aquáticos de Barcelona como candidato a protagonista. Com o quarto melhor tempo, ele nada hoje a final dos 100m livre,
Com tal status, é difícil crer que um país não se orgulhe de tê-lo em seu elenco. Porém, o último ciclo olímpico marcou-o por ter de buscar uma nação para representar.
A dois anos da Olimpíada de Londres, Morozov treinava nos Estados Unidos. Desconhecido do público russo, buscou os técnicos do país europeu a fim de tentar uma vaga na seleção. Foi rejeitado.
– Tentei contatar vários treinadores para representar o meu país, mas nenhum deles mostrou interesse – revelou o nadador de 21 anos, em entrevista concedida ao L!Net.
Conhecido dos americanos, já que nadava e estudava na Universidade do Sul da Califórnia, Morozov decidiu tentar naturalizar-se.
Como o processo o tiraria das piscinas justamente no período da seletiva americana para Londres, o nadador desistiu. Sorte da Rússia, que pôde voltar atrás e buscar uma reaproximação com o velocista:
– Rapidamente, tornei-me tricampeão universitário e isso chamou a atenção dos russos, que me procuraram. Precisei ganhar a confiança dos colegas da seleção. Com meu desempenho, não demorou.
De fato, os números de Morozov não dão margem a questionamentos. Ele figura entre os melhores do ranking mundial no nado livre : é o segundo nos 100m e quinto nos 50m. Também brilhou na Universíade, no início do mês: levou seis medalhas – quatro ouros, uma prata e um bronze. Credenciais, agora, não faltam para quem dizia não conhecê-lo.
Quem é
Nome: Vladimir Viktorovich Morozov
Nascimento: 16/6/1992 (21 anos), em Novosibirsk Oblast, na Sibéria (RUS)
Altura e peso: 1,80m e 73kg
Especialidades: 50m e 100m livre
Conquistas: Faturou dois ouros e uma prata no Mundial em piscina curta (25m) de Istambul-2012. Integrou o revezamento 4x100m russo nos Jogos de Londres, o qual ficou com a medalha de bronze.
Confira um bate-bola exclusivo com Vladimir Morozov em entrevista ao L!Net, por e-mail
Em todas as competições que fez neste ano, você conseguiu grandes marcas. O que espera alcançar no Mundial de Barcelona?
Sempre crio muita expectativa em torno do meu desempenho. Este campeonato será muito importante. É o primeiro em que posso provar que tenho condições de brigar por medalhas em piscinas longas.
Nos 50m livre, você terá pela frente Cesar Cielo, atual bicampeão mundial da prova. Acredita que tenha condições de batê-lo?
Os 50m livre serão a prova mais disputada do campeonato. Florent Manaudou, Cesar Cielo, James Magnussen e Nathan Adrian estarão na briga. Será espetacular.
Por conta de ter tentado se naturalizar americano, como seus companheiros de seleção te veem?
Meus companheiros sempre me respeitaram por quem eu sou, o que eu faço e as decisões que tomo. Neste momento, posso dizer que temos um senso coletivo muito grande, a fim de chegar com o mesmo objetivo na Olimpíada do Rio-2016.

Futebol Nacional
Comissão da FFU pede mudanças a investidor, que refuta recompra individual de direitos
Há 1 dia
Futebol Nacional
Clube notifica FFU por conflito de interesses de administrador, sócio de Ronaldo
Há 5 dias
Futebol Nacional
Justiça de Brasília exige que Sinafut comprove legitimidade em ação contra FFU
Há 6 dias
Todos Esportes
Brasileiro renova com clube árabe, ganha cidadania e mira seleção do país
Há 1 semana
Fluminense
Escalação do Fluminense: Marcão aprova teste contra o Palmeiras
Há 1 semana
Todos Esportes
Copa do Brasil: Vitória conhece adversário e chaveamento
Há 2 semanasMais LANCE!

Chelsea x Milan: onde assistir, horário e prováveis escalações

GDA Luma, que comprará SAF do Botafogo, sofre ação por fraude nos EUA

Palmeiras perde quando pode, avança na Copa do Brasil e vê Flaco ainda mais protagonista

Diego Fernandes rebate conselheiro do São Paulo em rede social

Presidente da Fifa Master Alumni vê Infantino ainda favorito: 'Há muito ruído'

Santos x Remo: onde assistir, horário e escalações pela Copa do Brasil

Paulinho retorna aos treinos, e Palmeiras inicia preparação para a Copa do Brasil

Lula diz que só usa camisa do Corinthians e do Vasco: 'Flamengo, não'

AO VIVO: assista à apresentação de Zé Lucas no Cruzeiro

O impacto da ausência de Matheus Pereira no time titular do Cruzeiro

Klopp é apresentado pela Alemanha: 'Critiquem-me se algo não funcionar'

Análise: Cogitado por Trump na ONU, Infantino tem reeleição na Fifa em mãos

Leitores do Lance! escolhem Espanha x Inglaterra como final ideal da Copa
