Logo do Lance! branca com exclamação amarela

Com tapumes e sem assessores, Granja Comary fica mais blindada

Um ano depois, a Seleção Brasileira principal retornou à Granja Comary. Mas o período de preparação para a Copa América, da qual fará parte esta semana de treinos, será de hábitos e situações bem diferentes da campanha que culminou com o 7 a 1. E boa parte disso deve-se à expectativa de um ambiente de badalação muito menor.

Obviamente que parte disso é por causa do apelo menor que tem a competição sul-americana. Em termos de profissionais credenciados, por exemplo, a comparação é desleal. Se em 2014 foram cerca de 1,5 mil com aval para participarem da cobertura em Teresópolis, este ano, segundo informou a CBF, são cerca de 290 profissionais.

continua após a publicidade

Mas uma enxugada no movimento aconteceu também, segundo o LANCE! apurou, pela negativa ao credenciamento dos assessores de imprensa pessoais dos jogadores convocados. Na Copa-2014, eles tiveram trânsito livre na área de imprensa, mas não entravam na concentração. Para a Copa América, com uma estrutura menor, a CBF deu preferência aos jornalistas de veículos tradicionais, como sites, TVs e rádios.

Sobre patrocinadores, só uma empresa apareceu – a Michelin. Em 2014, tinha gente servindo cafezinho, lavanderia, local para cortar cabelo, jogar videogame, totó (que em SãoPaulo é pebolim), etc.

continua após a publicidade


Michelin quis calibrar pneus, mas não atendeu ninguém porque a CBF vetou entrada de carros (Foto: Igor Siqueira)

Em relação ao contato com o torcedor, a CBF não tem autorização para construir muros definitivos para esconder os campos. A solução encontrada foi colocar placas metálicas de aproximadamente 2 metros de altura ao redor da Granja, inclusive na parte em que os torcedores se penduraram em 2014 para gritar o nome dos jogadores. Desta forma, fica muito mais difícil a ocorrência de invasões. A montagem das placas, segundo a assessoria da CBF, foi um pedido do condomínio que cerca o CT da Seleção.

Mas a vida deve ser mais tranquila também pelo tamanho menor do interesse do torcedor. Tudo bem que o primeiro dia foi de frio e chuva fina, mas não apareceu quase ninguém para a chegada da delegação. Dava para contar com os dedos de uma mão.

continua após a publicidade

Se menos torcedores aparecem, menor é o efetivo de segurança. Nada de Exército ou policiamento ostensivo. Meia dúzia de viaturas da Polícia Militar nas ruas ao redor do condomínio, apoiadas por duas da Guarda Municipal.

O clima que se desenha é do jeito que Dunga gosta.

Sugerida para você!

Mais LANCE!