Com Osmarzão entregue, Brasileiro tem campeões do Saldanhão em baixa
- Matéria
- Mais Notícias
A 18ª rodada do Campeonato Brasileiro definiu o Cruzeiro como campeão do Troféu Osmar Santos 2013, oferecido pelo LANCE! ao campeão do turno. Na quarta-feira, a Raposa venceu o Bahia por 3 a 1, na Itaipava Arena Fonte Nova, garantiu-se como melhor time do turno e levou a taça, inédita em sua história. Agora, resta o Troféu João Saldanha, entregue para a melhor equipe da segunda metade do torneio. E como andam os antigos donos da honraria?
Dos seis times que já levaram o Saldanhão, criado em 2004, somente o Grêmio está na briga pelo título, ocupando a quarta colocação. Mas podia estar melhor. Na terça-feira, o Tricolor gaúcho, que ficou com o troféu em 2010, foi ao Serra Dourada e perdeu por 2 a 0 para o Goiás, com dois gols de Walter.
Rival do Grêmio, o Internacional, campeão do Saldanhão de 2005, é um dos times que começa a se aproximar da parte de cima da tabela. Na quarta-feira, o Colorado, jogando em casa, venceu o Corinthians por 1 a 0 e se colocou na sexta colocação, a dez pontos do Cruzeiro.
Daí em diante, os campeões históricos do Saldanhão estão longe da briga pelo título. Mas é bem verdade que o Santos, que levou o troféu em 2004, ainda pode melhorar, apesar da derrota por 1 a 0 para o Atlético-PR, em Curitiba, na quarta-feira. O Peixe está na 13ª posição, com 22 pontos, mas tem dois jogos atrasados no Brasileirão.
Campeão do Saldanhão em 2009, o Flamengo também tem 22 pontos – mas com 18 jogos, contra 16 do Santos. 14º colocado, o Mengão chegou à pontuação após vencer o Vitória no Maracanã por 2 a 1 na quarta-feira.
O Fluminense, que levou o Saldanhão em 2011, aparece em situação complicada. O Tricolor carioca ficou no empate por 2 a 2 contra o Atlético-MG no Independência, na quarta-feira, e aparece em 16º. É o primeiro time fora da zona de rebaixamento.
Mas a pior situação entre os que já levaram o troféu é a do São Paulo. O Tricolor paulista, que levou o Saldanhão em 2006, 2007, 2008 e 2012 e é o único a tê-lo feito mais de uma vez, perdeu para o Criciúma por 2 a 1, na quinta-feira, no Morumbi, e aparece em 18º, na zona de rebaixamento.
A 18ª rodada teve ainda a vitória do Vasco por 3 a 0 sobre o Náutico, na Arena Pernambuco, nesta quinta; a vitória do Botafogo por 3 a 1 sobre o Coritiba, no Maracanã, nesta quinta; e a vitória da Portuguesa por 2 a 1 sobre a Ponte Preta, no Canindé, na quarta-feira.
- Matéria
- Mais Notícias