menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Chileno que 'cutucou' Cavani pode se complicar no Tribunal da Conmebol

Dia 01/03/2016
02:26

  • Matéria
  • Mais Notícias

A cutucada que o chileno Jara deu no uruguaio Cavani, apesar de não ter sido vista pelo árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci, pode ter consequências no Tribunal Disciplinar da Conmebol.

Se o zagueiro chileno for denunciado com base no artigo 10 do Regulamento Disciplinar da entidade, pode pegar um jogo de suspensão, no mínimo. O texto prevê gancho a quem tiver "conduta antidesportiva contra jogadores rivais ou outras pessoas que não sejam os árbitros do jogo, pronunciando termos ou expressões que ataquem o decoro ou à dignidade, ou empregando gestos contrários à boa ordem desportiva".

O LANCE! conversou com o representante uruguaio do Tribunal, Adrián Leiza, que é vice-presidente da corte. Caso haja algum procedimento, ele fica fora pelo fato de a seleção celeste estar envolvida. Segundo Leiza, uma denúncia da Associação Uruguaia de Futebol pode gerar processo.

- O Tribunal pode atuar de ofício, mas não fez isso nunca porque considera que o futebol se joga em campo. Não sei o que farão meus companheiros, mas a AUF ou qualquer interessado pode denunciar - disse o jurista.

Os dirigentes uruguaios, assim que a partida terminou, se pronunciaram, diante da propagação na internet das imagens do que Jara fez com Cavani antes de receber um leve tapa - que resultou no segundo amarelo e, consequentemente, na expulsão do atacante.

- O que denigre mais, o que é pior, uma mordida ou isso que fez Jara? Uma cusparada?Isso é pior - disparou Rafael Fernández, vice-presidente da AUF, segundo o jornal uruguaio "El Observador", ainda sem confirmar qualquer medida.

Por ora, os cartolas do Uruguai estão analisando as imagens. O código disciplinar prevê o uso de vídeo e fotos para comprovar infrações.

  • Matéria
  • Mais Notícias