Bottas critica impostos na F1: 'Nenhum piloto quer correr na Itália'
Categoria analisa fechamento da temporada de 2026 em Ímola, na Itália

A possibilidade de encerrar a temporada de 2026 da Fórmula 1 em Ímola não agrada a todos os pilotos do grid. Além das temperaturas baixas e da possibilidade de neblina em dezembro, a tributação italiana também virou motivo de preocupação entre alguns competidores. Valtteri Bottas, por exemplo, demonstrou resistência à ideia, enquanto outros pilotos minimizaram os possíveis obstáculos.
➡️ F1: Verstappen recorda 'boas lembranças' com Red Bull na Malásia
A preocupação do finlandês tem relação com as cobranças fiscais que atingiram pilotos da categoria. Em abril, autoridades italianas iniciaram inspeções para verificar a taxação dos competidores após etapas realizadas dentro do país. O assunto voltou à tona durante o dia de mídia do GP do Bahrein na Malásia, quando Bottas comentou a possibilidade de retornar à Itália em dezembro.
— Não sou um grande fã porque ouvi falar de como costuma ser o clima nessa época do ano. Neblina pela manhã, o sol se põe muito cedo, a temperatura… E também não sei se vocês ouviram falar dos impostos italianos. Nenhum piloto realmente quer correr na Itália por causa dos acontecimentos recentes — declarou o piloto da Cadillac.
Por que os impostos viraram um problema para a F1?
A investigação é conduzida pela Guardia di Finanza, polícia financeira italiana, que passou a fiscalizar questões tributárias envolvendo pilotos e equipes da Fórmula 1 sediadas fora do país. O foco está nos rendimentos dos competidores relacionados às corridas disputadas em território italiano.
Segundo as informações divulgadas sobre o caso, pilotos receberam notificações referentes às últimas sete temporadas. Com possibilidade de sérias consequências, como prisão, foi pedido que pagassem ao menos metade dos impostos que não haviam sido recolhidos previamente. Uma eventual corrida em Ímola colocaria novamente o tema em evidência.
➡️ Tudo sobre os esportes olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico
Ímola segue como alternativa
Embora não agrade a todos, o circuito italiano segue como alternativa para fechar o calendário da F1, que tem como última etapa prevista para o dia 6 de dezembro. Apesar disso, a prioridade ainda é manter os GPs do Catar e de Abu Dhabi. A mudança, então, seria confirmada apenas em caso de problemas de segurança devido a guerra no Oriente Médio.
Por enquanto, a Fórmula 1 mantém a programação original e não confirmou alterações. Além das questões tributárias, o inverno europeu também pesa na discussão, devido às baixas temperaturas, à possibilidade de neblina e ao anoitecer antecipado.
Max Verstappen, por sua vez, não demonstrou preocupação com nenhum dos dois fatores. Para o tetracampeão, o frio não seria um impedimento, e a questão fiscal pode ser resolvida com o pagamento dos valores devidos.
— Há lugares piores para estar no inverno do que Ímola. É um pouco mais frio do que no verão, escurece um pouco mais cedo, mas acho que somos todos inteligentes o suficiente para garantir que não vamos pilotar no escuro. E não há problema de imposto. Você só precisa pagar o imposto — disse Verstappen.

Tudo sobre

Fórmula 1
F1: Verstappen recorda 'boas lembranças' com Red Bull na Malásia
Há 19 horas
Fórmula 1
Fórmula 1 liga alerta para calor intenso e chuva no GP do Bahrein; entenda
Há 23 horas
Fórmula 1
Ocon confirma saída da Haas e aumenta expectativa por Rafa Câmara na F1
Há 1 dia
Fórmula 1
F1: Bortoleto aposta em atualizações da Audi no GP do Bahrein
Há 1 dia
Fórmula 1
Ocon exalta talento após resultado em Baku na F1: 'Sou um dos melhores'
Há 1 dia
Fórmula 1
Rafael Câmara crava estar pronto para chegar à F1 em 2027
Há 2 diasMais LANCE!

Alonso confirma permanência na F1 e renova com Aston Martin

Chefe da Ferrari ironiza interesse de Horner: 'Procura emprego em todos os lugares'

Malásia recebe próximo GP da Fórmula 1; veja datas e horários

Bortoleto é punido pela F1 e cai para a última posição no GP do Azerbaijão

Vitória de Russell sobre Verstappen bate marca de duas décadas da F1

Campeão mundial 'ataca' Colapinto por batida na F1: 'Deveria ser suspenso'

Gabriel Bortoleto critica atitude da Audi em Baku após erro na F1

Com 7 abandonos, Russell supera Verstappen e vence o GP do Azerbaijão na F1 2026

Brasileiro na mira da F1 em 2027 vence e lidera a F2

Volta a volta da vitória de Russell no GP do Azerbaijão pela F1 2026

Fórmula 1 hoje: horários e onde assistir ao GP do Azerbaijão neste sábado (26)

GP do Azerbaijão: saiba como ficou o grid de largada da corrida na F1

GP do Azerbaijão tem média de mais de 4 abandonos por corrida na F1
