João Fonseca e Marcelo Melo levam Brasil à quinta final seguida do Rio Open; vídeo
Será a primeira final do carioca no torneio

- Matéria
- Mais Notícias
Com direito a um match-point salvo e muita emoção, o Brasil está, pelo terceiro ano seguido, na final de duplas do Rio Open. Empurrados pela torcida, o mineiro Marcelo Melo, aos 42 anos, atual campeão, e João Fonseca, aos 19, derrotaram os alemães Mark Wallner e Jakob Schnaitter, por 6/2, 2/6 e 13/11.
Relacionadas
➡️Entrevistão: Monteiro fala do amor pela mãe adotiva e da gratidão a Guga por não desistir
➡️ Precoce, Alcaraz caminha para se tornar maior tenista da história aos 30 anos
➡️ Tudo sobre os esportes olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico
➡️Siga o Lance! no Google para saber tudo sobre o melhor do esporte brasileiro e mundial
Enquanto o pupilo do técnico Guilherme Teixeira nunca passara das quartas nas simples (como nenhum outro compatriota) e da estreia nas duplas, Melo é o atual campeão, ao lado Rafael Matos, e foi vice em 2023 e em 2014 (primeiro anfitrião a chegar à final). Em 2024, o tenista gaúcho venceu o torneio ao lado do colombiano Nicolas Barrientos. Em 2022, Bruno Soares foi derrotado na final ao lado do britânico Jamie Murray.
Os adversários na final serão o alemão Constantin Frantzen e o holandês Robin Haase, que derrotaram o argentino Guido Andreozzi e o francês Manoel Guinard, por 7/6, 2/6 e 10/8.
Como foi o jogo
Neste sábado, a dupla brasileira conquistou a primeira quebra da partida no quarto game. Não satisfeitos, o carioca e o mineiro repetiram o feito quatro games depois, fechando a parcial inicial.
Os alemães salvaram dois breaks no segundo game do set seguinte. Já os anfitriões, na sequência, salvaram dois breaks. No entanto, dois games depois, a dupla visitante conquistou a primeira quebra no jogo. Os tenistas da Alemanha repetiram a dose no sétimo game, após três erros de voleio de Melo.
No match-tiebreak, Melo matou o primeiro ponto com um smash. A dupla alemã virou para 2/1. Com um voleio, João Fonseca empatou. Os alemães chegaram ao 4/2 com um smash de Melo para fora. E depois 5/2. Melo cravou um smash e diminuiu para 5/3, mas os rivais fizeram 6/3. Com um winer incrível, o mineiro fez o quarto ponto no match-tiebreak. Atento para o voleio, Melo fez o quinto ponto: 6/5, para delírio da torcida. Um erro de voleio na rede de João Fonseca deu o sétimo ponto aos visitantes: 7/5. Com um ace do mineiro, o Brasil diminuiu para 7/6. E uma dupla-falta dos rivais em seguida levou a arquibancada ao grito 'Brasil, Brasil'. Com uma bolada de João Fonseca na cara do adversário, na devolução, os anfitriões viraram o placar: 8/7. O número 1 do Brasil, no entanto, errou na rede o ponto seguinte: 8/8. A dupla alemã chegou ao match-point no ponto seguinte. Melo salvou o match-point com um smash. Com um winner de esquerda de Fonseca, o Brasil chegou ao matchpoint, que o parceiro desperdiçou com uma dupla-falta: 10/10. No ponto seguinte, erro dos alemães na devolução e mais um match-point para o Brasil: 11/10. Melo errou uma devolução de saque: 11/11. Outra dupla-falta dos rivais em seguida, e o mineiro fechou o jogo com um smash, e a quadra Guga Kuerten veio abaixo.
Todos os brasileiros na final do Rio Open
2014 - Marcelo Melo (vice com o espanhol David Marrero)
2019 - Thomaz Bellucci e Rogério Dutra Silva (vices)
2022 - Bruno Soares (vice com Jamie Murray)
2023 - Marcelo Melo (vice com o colombiano Juan Sebastian Cabal)
2024 - Rafael Matos (campeão com o colombiano Nicolas Barrientos)
2025 - Rafael Matos e Marcelo Melo campeões

Algoz de João Fonseca busca primeira final
Pelas simples, em torno das 19h deste sábado, o peruano Ignacio Buse (91º), algoz de João Fonseca nas oitavas de final, busca a primeira decisão de ATP na carreira. Alejandro Tabilo (68º). O tenista chileno venceu, na madrugada de sábado, o jogo mais longo desta edição do Rio Open ,sobre o argentino Thiago Tirante por 7/6(2), 6/7(6) e 6/1, em 2h52.
Será apenas a segunda vez que Buse e Tabilo se enfrentam. Na primeira, na Copa Davis de 2024, no Chile, o anfitrião levou a melhor.
Semana passada, foi Tabilo quem eliminou João Fonseca na estreia do ATP 250 de Buenos Aires, onde o número 1 do Brasil defendia o título.
celebrou Buse, de 21 anos, que está no melhor ranking da carreira. E já garantiu um salto de 25 posições, pulando para o 66º lugar.
Quem vencer a semifinal deste sábado encara o ganhador do duelo entre o tcheco Vit Kopriva e o argentino Tomas Etcheverry, que começa às 17h.
+ Aposte na vitória de seu tenista preferido
*É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável

Tudo sobre
- Matéria
- Mais Notícias


















