menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Precoce, Alcaraz caminha para se tornar maior tenista da história aos 30 anos

Espanhol é o mais jovem na Era Aberta a vencer o sétimo Slam

unnamed-2-aspect-ratio-1024-1024
Gustavo Loio
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 02/02/2026
09:00
O espanhol Carlos Alcaraz beija seu sétimo Grand Slam, o primeiro no Australian Open (Foto: IZHAR KHAN / AFP)
imagem cameraO espanhol Carlos Alcaraz beija seu sétimo Grand Slam, o primeiro no Australian Open (Foto: IZHAR KHAN / AFP)

  • Matéria
  • Mais Notícias

A precocidade é uma das marcas da carreira de Carlos Alcaraz. Neste domingo, ao vencer o Australian Open pela primeira vez e conquistar o Grand Slam que lhe faltava, o espanhol se tornou, aos 22 anos, o mais jovem a vencer todos os quatro principais torneios do tênis mundial. E também o primeiro na Era Aberta (desde 1968) a vencer sete torneios desse nível antes dos 23 anos.

continua após a publicidade

Alcaraz também já tinha conquistado o posto de tenista mais jovem da história a chegar ao posto de número 1 do mundo e também é o primeiro a vencer Grand Slams em todos os tipos de superfície. A questão é: o espanhol se tornará o maior da história?

➡️ Alcaraz vence ponto insano contra Djokovic na final do Australian Open
➡️ Tudo sobre os esportes olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico
➡️Siga o Lance! no Google para saber tudo sobre o melhor do esporte brasileiro e mundial

continua após a publicidade

O detentor do título de maior vencedor de Grand Slams é justamente o outro finalista do Australian Open. Novak Djokovic tem 24 troféus, mas desde 2024 não vence nenhum. Aos 38 anos, embora ainda seja muito competitivo, caminha para o encerramento de carreira.

Alcaraz já tem 7 Grand Slams na estante. Venceu dois em cada um dos últimos anos. Se seguir nessa média, chegará aos mesmos 24 títulos do sérvio antes dos 30 anos. Mas essa média tende a melhorar em 2026, já que o Australian Open sempre foi onde teve os piores resultados. Com o título conquistado agora, a tendência é de ampliar ainda mais o portfólio.

continua após a publicidade

Para efeitos de comparação, o recordista Djokovic chegou ao sétimo troféu aos 27 anos, cinco depois do atingido por Alcaraz neste domingo. Na decisão, o ex-líder do ranking foi superado pela terceira vez em três finais pelo espanhol diminuindo a distância entre eles.

Os sete Grand Slams de Alcaraz

Em 12 de setembro de 2022, logo após vencer o primeiro de seus sete Slams, o US Open, quando derrotou o norueguês Casper Ruud na final (vídeo abaixo), Alcaraz se tornou, aos 19 anos, o mais jovem a alcançar o topo do ranking.

O segundo Slam do espanhol veio em julho de 2023, quando derrotou, na decisão de Wimbledon, o mesmo rival deste domingo, o sérvio Novak Djokovic.

Já o terceiro título desse nível foi conquistado por Alcaraz em junho de 2024, em Roland Garros, com o triunfo sobre o alemão Alexander Zverev na final. Praticamente um mês depois, outro triunfo sobre Djokovic na decisão de Wimbledon garantiu ao espanhol o quarto Slam.

Em 2025, Alcaraz decidiu pela primeira vez títulos de Slam contra o italiano Jannik Sinner. E levou a melhor em dois deles: em Roland Garros, salvando três match-points, e no US Open.

Com as sete vitórias da campanha deste ano em Melbourne, Alcaraz soma 91 triunfos e 13 derrotas em Slams.

Tudo isso com apenas 22 anos...

+ Aposte no seu tenista favorito! 
*É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável.

O espanhol Carlos Alcaraz agradece ao público após derrotar o sérvio Novak Djokovicna final do Australian Open (Foto: IZHAR KHAN / AFP)
O espanhol Carlos Alcaraz agradece ao público após derrotar o sérvio Novak Djokovic na final do Australian Open (Foto: IZHAR KHAN / AFP)
  • Matéria
  • Mais Notícias