Lucas Vicente

Lucas Vicente conquista troféu no surfe (Foto: WSL/ Divulgação)

LANCE!
29/11/2019
13:52
Taitung (TAI)

Para quem tem Medina e Mineirnho como inspiração, Lucas Vicente começou no surfe com o pé direito. Nesta sexta-feira, o catarinense deu show nas ondas de Jinzun Harbor, na Taiwan, para se tornar campeão do Mundial Júnior ao superar o americano Kade Matson de virada. Com essa conquista, ele igualou os feitos de Gabriel Medina e Mineirinho. 

– É um sonho que estou realizando, sabia o que precisava fazer e a onda veio no finalzinho, não desperdicei, fui para o aéreo e deu tudo certo, estou muito feliz – destacou. 

Antes de chegar à final, Lucas dominou o americano Jett Schilling nas quartas de final (13,00 x 8,33). Ele teve um duelo equilibrado na semi com o japonês Joh Azuchi, mas levou a melhor (16,13 x 15,10). Na decisão, contra o americano Kade Matson, o catarinense estava perdendo até os minutos finais, quando encaixou um aéreo de 8,93 pontos para selar a virada no somatório final (17,56 x 17,40).

Lucas é o oitavo brasileiro a se tornar campeão mundial júnior. Essa lista inclui Gabriel Medina e Adriano de Souza, o Mineirinho, que mais tarde conquistaram também o título mundial na categoria adulta. No ano passado, Mateus Herdy levou o Brasil ao topo do pódio da competição. Também já venceram o Mundial Júnior Lucas Silveira, Caio Ibelli, Pablo Paulino e Pedro Henrique.

Além disso, o Brasil pode chegar a um feito raro. Com a conquista de Lucas, o país pode ter um campeão profissional e júnior no mesmo ano. Isto, aconteceu em 2015, quando Adriano de Souza (profissional) e Lucas Silveira (júnior) comemoraram o Mundial, e em 2018. Na ocasião, Medina (profissional) e Matheus Herdy (júnior) somaram a conquista.

CONQUISTAS PELO MUNDIAL JÚNIOR: 
Brasil: 9 
Austrália: 5 
Havaí: 4
África do Sul, França e Portugal: 1