Gabriel Medina perde final em Portugal e segue sem vencer na WSL em 2026
Brasileiro foi derrotado por Griffin Colapinto nesta sexta-feira (23)

Gabriel Medina bateu na trave mais uma vez. Na final da etapa de Peniche, em Portugal, nesta sexta-feira (23), o tricampeão mundial foi derrotado por Griffin Colapinto por 17.60 a 16.77 e ficou com o vice-campeonato da décima etapa da temporada da WSL. Com o resultado, o brasileiro segue sem conquistar um título em 2026.
➡️ Tudo sobre os esportes olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico
A decisão foi marcada pela alternância na liderança. Colapinto começou melhor, com uma onda de 8.17, mas a resposta brasileira veio logo depois, com 7.67. O norte-americano voltou à frente ao conseguir 7.57, antes de o rival reagir novamente com 8.20.
A disputa ganhou ainda mais intensidade na reta final. Depois de Medina conseguir 8.57 e assumir a ponta, Colapinto precisava de uma nota alta para virar. A onda apareceu e rendeu 9.43 aos juízes, deixando o norte-americano na liderança e colocando o brasileiro na necessidade de alcançar 9.04 para conquistar o título.
A nota decisiva, porém, não veio. Com isso, Colapinto levou a etapa, enquanto o segundo lugar representou o terceiro vice-campeonato de Medina no Circuito Mundial em 2026.
Medina sobe no ranking
O resultado em Peniche também trouxe uma mudança na classificação geral. O brasileiro deixou a quinta posição e agora aparece em quarto, com 43.210 pontos. A liderança continua com Yago Dora, que soma 48.865. Italo Ferreira aparece logo atrás, com 46.015, enquanto Colapinto chegou a 43.695 após o título em Portugal. Miguel Pupo completa o top-5, com 42.770.
➡️ Gabriel Medina mira primeira vitória na WSL 2026: 'Que venha'
Semifinal brasileira
Antes da decisão, o confronto com Italo Ferreira colocou dois campeões mundiais frente a frente por uma vaga na final. Em uma bateria de poucas ondas, Medina levou a melhor por 11.67 a 10.10. Do outro lado da chave, Yago Dora não conseguiu repetir o desempenho que o colocou na liderança do ranking. Colapinto venceu por 14.33 a 8.83 e avançou para enfrentar o brasileiro na decisão.
A próxima etapa será disputada nas Filipinas, entre 31 de outubro e 10 de novembro. Depois, o Circuito Mundial termina em Pipeline, no Havaí, onde o campeão da temporada será definido.

Tudo sobre

Surfe
Medina e Italo Ferreira se enfrentam na semifinal da etapa de Portugal da WSL
Há 3 dias
Surfe
Medina bate Filipe Toledo, e Brasil coloca três surfistas nas quartas em Portugal
Há 6 dias
Surfe
Surfista é suspenso pela WSL após caso grave envolvendo adolescente
Há 1 semana
Mais Esportes
Gabriel Medina mira primeira vitória na WSL 2026: 'Que venha'
Há 2 semanas
Lance! Negócios
Gabriel Medina se torna embaixador global de marca de chinelos
Há 2 semanas
Mais Esportes
Prêmio Isabel Salgado investirá R$ 975 mil em projetos de nove modalidades
Há 3 semanasMais LANCE!

Brasil perde etapa da WSL em que tinha retrospecto positivo

Quem é o italiano que desafia a 'Brazilian Storm' no topo da WSL

Gabriel Medina é o único brasileiro 'vivo' na etapa de Fiji da WSL

Casamento de Pedro Scooby e Cintia Dicker chega ao fim após sete anos

Etapa de Fiji, do Circuito Mundial de Surfe, terá transmissão ao vivo do Sportv

WSL: Kelly Slater dá show e elimina Gabriel Medina em Teahupoo

WSL: Ítalo e Chumbinho quebram sequência negativa do Brasil e avançam no Taiti

Sportv e Ge TV detalham cobertura da etapa da WSL de Teahupo'o

Gabriel Medina anuncia perda de filho com Isabella Arantes

Durante casamento, Gabriel Medina anuncia que será pai

Etapa brasileira da WSL cresce em volume de patrocinadores e premiação

Yago Dora é campeão da etapa de Saquarema na WSL 2026
