Quem será o 9? Briga por vaga na Seleção segue aberta a oito meses da Copa do Mundo
Carlo Ancelotti ainda não definiu o centroavante titular
A disputa pela camisa 9 da Seleção Brasileira segue em aberto. Na goleada por 5 a 0 na última sexta-feira (10) sobre a Coreia do Sul, Matheus Cunha foi o escolhido pelo técnico Carlo Ancelotti para iniciar entre os titulares. Diante do Japão nesta terça-feira (14), mesmo com Igor Jesus e Richarlison no grupo, a tendência é que o Brasil entre em campo sem um centroavante de ofício.
➡️ Estêvão se isola como o jovem brasileiro mais caro do futebol em fase artilheira na Seleção
O Lance! traz números que ajudam a entender o desempenho dos principais candidatos. Em análise comparativa entre Matheus Cunha, Richarlison, João Pedro (fora por lesão) e Pedro, único 9 com características de pivô, dados da última temporada mostram contrastes e similaridades nos desempenhos ofensivos e defensivos de cada atacante.
Entre os quatro, João Pedro se destaca nos duelos defensivos, com 67% de aproveitamento, à frente de Pedro (32%), Richarlison (29%) e Matheus Cunha (24%). Nas disputas aéreas, o atacante do Chelsea também lidera, com 58%, seguido por Richarlison (33%), Pedro (26%) e Cunha (18%).
Em termos de construção, os números são equilibrados: todos têm média de acerto de passe próxima a 75% e cerca de 50% a 54% de precisão em passes dentro da área.
No setor ofensivo, o desempenho muda de figura. Matheus Cunha finaliza, em média, quatro vezes por jogo e marca 0,5 gol a cada 90 minutos, desconsiderando cobranças de pênaltis. Pedro tem 3,2 finalizações por partida e média de 0,8 gols - o maior entre os analisados. João Pedro registra 0,2 e Richarlison, 0,4 gol.
Neymar é opção para o Brasil?
A definição sobre quem será o centroavante titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026 passa também pela presença - ou não - de Neymar na equipe. Caso o camisa 10 atue como meia central ou segundo atacante, o ideal seria escalar um centroavante com maior mobilidade e capacidade defensiva para equilibrar o sistema de jogo.
— Tem um fator fundamental para mim em relação à Copa: Neymar jogará? Se Neymar jogar, será ali de ponta de lança, o cara do meio por dentro? O centroavante é fundamental para isso. Um centroavante de mais mobilidade, como o João Pedro e como o Matheus Cunha, que tenha uma performance defensiva melhor do que os outros dois que são centroavantes de referência, facilita o jogo do Neymar, dá mais liberdade, porque o Neymar vai depender da cobertura do centroavante e não tanto dos volantes — analisou o colunista do Lance! Gustavo Fogaça.
Na atual convocação, Matheus Cunha, Richarlison e Igor Jesus formam o grupo de centroavantes da Seleção Brasileira disponíveis para os amistosos com Coreia do Sul, vencido por 5 a 0 na última sexta-feira (10), e Japão, nesta terça (14). João Pedro se recupera de lesão, enquanto Pedro e Neymar ficaram fora da lista.
O Brasil ainda tem cinco amistosos antes da convocação final para a Copa do Mundo de 2026. Além da partida contra os japoneses, a Canarinho ainda enfrenta duas seleções africanas na Data Fifa de novembro, além de dois europeus em março do próximo ano. A CBF ainda irá anunciar os adversários.


Fora de Campo
Romário tenta reverter penhora de valores a receber da CazéTV
Há 14 horas
Futebol Internacional
20 anos de Rayan: o que mudou em um ano para o prodígio brasileiro
Há 17 horas
Futebol Nacional
10 ou ponta: Gabriel Mec enfrenta dilema que impacta a Seleção
Há 2 dias
Fora de Campo
Estrangeiros são sinceros sobre Endrick: 'Real não valoriza'
Há 2 dias
Fora de Campo
Veja gols em Real Madrid x Fiorentina: Endrick abre o placar
Há 2 dias
Fora de Campo
Recuperado de lesão, Estêvão marca e vira assunto: 'Fez falta'
Há 2 diasMais LANCE!

Arsenal fecha a contratação de Bruno Guimarães, diz jornal

Endrick x Carlos Espí: compare os concorrentes por vaga no ataque do Real Madrid

Sem europeus, simulação aponta Brasil na final da Copa do Mundo de 2030

Programa da ESPN debate futuro do futebol brasileiro; confira

Ancelotti vai à Granja Comary de olho em renovação para 2030

CBF anuncia amistosos do Brasil e divide opiniões: 'Não esperava'

Fim de uma era: o legado de Neymar na Seleção Brasileira

Torcedores reagem à fala de Ancelotti sobre Brasil na Copa: 'Esqueceu'

Ancelotti prepara renovação na Seleção e vai observar jovens; entenda

Ancelotti revela incômodo com Neymar na Copa: 'Podia'

Ancelotti encerra ciclo de Neymar na Seleção Brasileira: 'Pensar no futuro'

Com o fim da Era Neymar, quem será o novo camisa 10 da Seleção Brasileira?

Brasil vai enfrentar a Índia em amistoso em outubro; entenda



