Ataque da França é modelo e preocupação para o Brasil em amistoso mais forte pré-Copa
Quarteto ofensivo francês marcou mais gols e deu mais assistências até aqui na temporada

O Brasil chega para a última Data Fifa antes da convocação para a Copa do Mundo enfrentando o adversário mais forte do ciclo após o Mundial do Catar. A partida contra a França, nesta quinta-feira (26), às 17h (horário de Brasília) no Gillette Stadium, em Foxborough, marca o maior desafio do Brasil desde a derrota para a Croácia, nas quartas de final de 2022.
Bastidores: Brasil encerra ciclo pré-Copa com França e Croácia após ajuda da Nike
O planejamento do departamento de seleções do Brasil previa justamente uma escalada no nível dos adversários dos amistosos pré-Copa, com encerramento programado para acontecer diante de equipes europeias.
Contra a França, a Seleção precisa provar que está no nível da finalista das duas últimas Copas e campeã de 2018. A equipe francesa também aparece como favorita à conquista da Copa do Mundo de 2026.
Embora tenha de escalar uma equipe longe da ideal por causa dos desfalques após a convocação para esta Data Fifa, Carlo Ancelotti poderá medir o poder ofensivo da Seleção Brasileira, considerado um trunfo de sua equipe. E ter, contra si, um dos ataques mais poderosos da atualidade.
Sem poder contar com Estêvão, artilheiro da "Era Ancelotti" até aqui com cinco gols, o italiano mandará a campo um quarteto formado por Gabriel Martinelli, Vinicius Júnior, Matheus Cunha e Raphinha.
Até aqui, na temporada 2025/2026, o quarteto ofensivo brasileiro balançou as redes em 54 oportunidades por seus clubes. Embora Vinicius Júnior e Raphinha estejam em grande fase, a comparação em números com a França apresenta desvantagem para o Brasil.

Vinicius Jr pelo Real Madrid marcou 17 gols e deu nove assistências em 43 jogos. Raphinha no Barcelona fez 19 gols e sete assistências em 31 jogos. Gabriel Martinelli pelo Arsenal registrou 11 gols e cinco assistências em 42 jogos. Matheus Cunha no Manchester United somou sete gols e dois assistências em 30 jogos.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
O quarteto francês, porém, mostrou mais efetividade até aqui na atual temporada. Mbappé é o grande destaque, com mais gols marcados do que jogos com a camisa do Real Madrid. E Dembelé chega à Copa consolidado com o prêmio de Melhor do Mundo no ano passado.
Rayan Cherki pelo Manchester City marcou nove gols e deu 11 assistências em 41 jogos. Ousmane Dembélé no PSG fez 12 gols e oito assistências em 29 jogos. Kylian Mbappé pelo Real Madrid registrou 38 gols e cinco assistências em 35 jogos. Michael Olise no Bayern de Munique somou 16 gols e 23 assistências em 39 jogos.
Quando o recorte fica apenas com as apresentações com as respectivas seleções, outra vez o quarteto ofensivo francês mostra mais regularidade.
Cherki, Olise, Mbappé e Dembélé superam Vinicius Jr, Raphinha, Martinelli e Cunha têm sete gols contra dois, três assistências contra dois e cerca de 40 passes decisivos estimados contra 16.
Pela França, Mbappé marcou cinco gols em quatro jogos, Olise fez dois em cinco jogos e Cherki e Dembélé não balançaram as redes nos poucos jogos. Pelo Brasil, Vinicius Jr e Martinelli fizeram um gol cada, enquanto Raphinha e Cunha não marcaram em suas aparições.
A França tem três assistências, todas de Mbappé em quatro jogos, com os demais sem registros diretos. O Brasil tem uma de Vinicius em quatro jogos e uma de Cunha em quatro jogos, sem contribuições de Raphinha ou Martinelli.
Tudo sobre

Corinthians
Dupla do Corinthians é convocada para Copa do Mundo de base
Há 16 horas
Futebol Feminino
Seleção Brasileira feminina terá dois amistosos contra o Japão em novembro e dezembro
Há 2 dias
Seleção Brasileira
CBF anuncia data da última convocação da Seleção Brasileira no ano
Há 6 dias
Seleção Brasileira
Vini Jr, Endrick e as dúvidas para Real Madrid e Seleção Brasileira
Há 6 diasFutebol Feminino
A Copa é Delas! destaca Lorena, Beira-Rio e a história do futebol feminino no Brasil; assista agora
Há 1 semana
Futebol Feminino
Brasil abre 2 a 0, mas cede empate para a Argentina em Pernambuco
Há 1 semanaMais LANCE!

Morre Silvio Barsetti, o 10 do jornalismo de Seleção

Brasil leva mais de 20 mil torcedores ao Beira-Rio contra a Argentina

Bruninha e Angelina são cortadas da Seleção Brasileira por lesões

Estêvão vira assunto na Europa após jogo do Chelsea: 'Precisamos conversar'

Em jogo de golaços, Brasil vence a Argentina no Beira-Rio

Veja os gols no amistoso entre Brasil e Argentina

Conheça Luany, autora de golaço do Brasil contra a Argentina

Multicampeão pelo Flamengo, preparador de goleiros pede sequência para novato na Seleção

Cara a cara da Seleção Brasileira Feminina: quem são e onde jogam

Da Seleção ao Maracanã: Martinelli e Morisco se reencontram em Fluminense x Coritiba

Brasil joga em palcos da Copa de 2027 em reta final antes do Mundial

Com jogos apenas fora do País, Seleção destoa das principais na Super Data Fifa

Análise tática do Guffo: a Data Fifa serviu para a Seleção?
