Lugano vê São Paulo limitado e teme nova desordem contra o Strongest
Zagueiro admite as falhas individuais na goleada para o Osasco Audax e aponta os problemas do Tricolor: elenco curto, maratona de jogos e falta de inteligência

O placar em si já é grave para o São Paulo, mas a goleada por 4 a 1 para o Osasco Audax vem acompanhada de problemas muito maiores. Essa é a análise de Diego Lugano, que concedeu entrevista coletiva no CT da Barra Funda na manhã desta segunda-feira. O uruguaio assumiu a responsabilidade de falar com a imprensa após a eliminação no Campeonato Paulista e não hesitou ao elencar os defeitos do Tricolor nesta temporada.
- Começamos a temporada em janeiro no Peru e jogamos sempre, no máximo, com três dias de folga. Nosso elenco é curto e não é suficiente para jogar duas competições. A prova está no campo, quando não repetimos a intensidade física. Contra o River estivemos bem porque poupamos os titulares e foram sete dias de preparação. Jogar com a mesma base, por ter um elenco pequeno, deixa nossa intensidade baixa - começou o zagueiro.
Como não há como aumentar o elenco até quinta-feira, quando o time de Edgardo Bauza pega o The Strongest (BOL) na última rodada do Grupo 1 da Copa Libertadores da América, os tricolores precisam cumprir duas tarefas para tentar sair da altitude de La Paz classificado. A primeira, e mais simples, é descansar. Depois, a ordem é encontrar soluções para as fragilidades expostas diante do Audax, como a desorganização da equipe.
- Não podemos ser desordenados como fomos ontem (domingo). A organização tem que ser impecável, senão perderemos. Os estudos mostram que se corre 25% a menos na altitude, então é preciso ser inteligente para vencer as condições climáticas e as qualidades do rival. Somos superiores, mas precisamos ser ordenados. Temos que ser mais perfeitos do que em outros jogos. Com o começo de Libertadores que tivemos, conseguir essa classificação seria uma volta por cima importante e moral para a sequência do ano, mas temos de ser inteligentes para atacar - ponderou Lugano.
Caso seja eliminado pelo Strongest na quinta-feira, o São Paulo voltará a jogar somente no início de maio, com a abertura do Campeonato Brasileiro, contra o Botafogo. Por isso, a pressão por um empate ou vitória em La Paz é grande.
Confira outros trechos da entrevista coletiva de Lugano:
Como analisa sua atuação e a do time contra o Audax?
Obviamente que as sensações não são boas. Deixamos passar a chance do primeiro título do ano. Foi um jogo aberto que poderia ter sido 5 a 5, mas perdemos e estamos em uma situação incômoda. Foi ruim para todos nós, coletiva e individualmente. Estava feliz com minhas atuações anteriores, mas ontem obviamente foi uma sensação ruim. Sobre o jogo, até acho que criamos mais chances, mas sei que futebolisticamente fomos superados. Ninguém pode reclamar de ninguém no time, que foi a seu máximo.
Teme os efeitos de uma nova eliminação na quinta-feira?
Strongest é a grande batalha do semestre e possivelmente nosso jogo mais difícil do ano pelas condições da altitude. Temos que dar tudo em La Paz na quinta-feira para seguir com os objetivos. Ninguém pensa em perder, mas é uma possibilidade. O foco é recuperar de ontem para chegar a esse jogo tão difícil e especial em La Paz.
Por que o time não vence fora de casa?
É uma estatística dura da nossa realidade. Precisamos ganhar corpo para ganhar fora de casa, com o tempo teremos, mas hoje marca nossas limitações como time. Não é para ter vergonha e nem esconder. A realidade fala mais alto. Saíram muitos em 2015 e chegaram poucos em 2016, mas não podemos subestimar o São Paulo, pois são nas horas difíceis ele dá a volta por cima.
O São Paulo está abaixo dos rivais?
Fizemos menos pontos e gols do que os rivais, e menos jogos bons também. Estamos em um escalão abaixo, mas também ninguém jogou tanto quanto a gente. Não tem casualidade nisso. É um tema politico para brigar e ficar esperto, porque só o São Paulo tem jogos decisivos a cada dois, três dias. Não dá para ser assim. Falar todo mundo fala, mas falar nas horas ruins só alguns. Temos a oportunidade de virar a página em La Paz e seguir na Libertadores.

São Paulo
Buta vive 'vaivém' no joelho e São Paulo considera cirurgia
Há 2 horas
Fora de Campo
Técnico do Boca detona torcida do São Paulo em decisão
Há 16 horas
São Paulo
Rafinha reconhece possível erro do São Paulo na demissão de Crespo
Há 17 horas
São Paulo
Luciano nunca recebeu em dia? Entenda os atrasos no São Paulo
Há 19 horas
Fora de Campo
Jornais argentinos comentam sobre polêmico gol anulado do São Paulo: 'Boca se salvou'
Há 19 horas
São Paulo
Marcos Antônio dispara sobre arbitragem após São Paulo x Boca
Há 1 diaMais LANCE!

Rafinha admite momento difícil no São Paulo e defende trabalho

Dorival admite culpa e descarta atrasos como justificativa no São Paulo

Dorival Júnior detona arbitragem de São Paulo e Boca após eliminação

Luciano dispara após eliminação do São Paulo: 'Nunca recebi em dia'

Atuação de Arboleda em São Paulo x Boca repercute: 'Não era'

São Paulo deixa de arrecadar premiação milionária na Sul-Americana

Torcida do São Paulo manda recado a Dorival Júnior após eliminação

São Paulo empata com o Boca e se despede da Copa Sul-Americana

Gol anulado em São Paulo x Boca Juniors vira assunto: 'Assalto'

Veja gols em São Paulo x Boca Juniors: Lozano e Domingos Duarte marcam

São Paulo tem Luciano e força máxima contra o Boca Juniors; veja escalação

São Paulo x Boca Juniors: 'freguesia' de argentinos é bom sinal

Nova contratação do São Paulo, Pedro Lima revela expectativas



