Bragantino x São Paulo Arboleda

Arboleda em ação pelo São Paulo (FOTO: EDUARDO CARMIM/PHOTO PREMIUM)

LANCE!
06/06/2019
21:49
São Paulo (SP)

Tony Ocampo, fisioterapeuta da seleção equatoriana, disse nesta quinta-feira que o zagueiro Arboleda tem uma lesão crônica por não ter sido bem tratado no São Paulo.

- Trata-se de uma lesão em um dos músculos mais importantes, o reto anterior do quadríceps. Gerou-se uma fibrose importante que produz dor quando realiza sobrecarga de treinamento, então ele termina fadigado. Estamos fazendo tudo humanamente possível para ajudar a conter essa fibrose. Estamos utilizando os aparatos necessários. Ele não pôde treinar nos primeiros dois dias (com a seleção), esteve em reabilitação - disse Ocampo, em entrevista à Rádio CRE Satelital, do Equador.

- Robert Arboleda chegou com uma lesão crônica, mal tratada, porque não o haviam tratado bem - emendou.

Ocampo disse que 50% dos jogadores que se apresentaram à seleção equatoriana que se prepara para a Copa América estavam com problemas físicos. Questionado sobre o tratamento dado a eles por seus clubes, disse que mesmo os atletas que atuam em clubes europeus têm dificuldades quando sofrem lesões e pedem ajuda a profissionais equatorianos, inclusive ele, para se recuperarem. E citou o Brasil no caso de Arboleda:

- A pergunta é muito boa. O que acontece? Fazem aquisições milionárias de jogadores importantes e, quando o jogador se lesiona, pouco se preocupam com o jogador. Sei que no Brasil também usam tecnologia muito boa na medicina esportiva. Robert Arboleda se lesionou há cinco semanas, mas parece que faz dez dias. É quase um primeiro mundo e os jogadores não se recuperam como os protocolos de medicina exigem no esporte. Há protocolos de reabilitação que não se pode mudar, conhecemos em todo o mundo e você não pode modificar. Se não comentarmos, dirão que não fazemos bem nosso trabalho. Não estou acusando ninguém, mas me surpreende que um jogador tão importante quanto Robert Arboleda não tenha tido uma boa atenção em um clube tão grande e tão importante quanto o que joga.

Arboleda sofreu uma lesão na parte anterior da coxa esquerda durante a vitória do São Paulo sobre o Goiás, no dia 1º de maio, retornando no dia 26, quando foi titular na derrota por 1 a 0 para o Corinthians. Ele ainda participou da derrota por 1 a 0 para o Bahia, na Copa do Brasil, antes de se apresentar à sua seleção.

Antes, o jogador teve uma lesão na coxa direita diagnosticada durante a pré-temporada de 2018. Ele voltou a ficar à disposição apenas em fevereiro do ano passado.

A seleção equatoriana empatou com a Venezuela por 1 a 1 em amistoso realizado no dia 1º de junho. Arboleda, por causa das dificuldades físicas, ficou no banco e não foi utilizado.