Carlinhos Neves explica como usará Florida Cup para preparar o Tricolor

De volta ao clube em que foi campeão mundial, preparador físico fala em dar minutos a todos os atletas do grupo nos jogos contra Eintracht Frankfurt e Ajax nos Estados Unidos

Carlinhos Neves foi o preparador físico do São Paulo na conquista do trimundial em 2005
Carlinhos Neves foi contratado pelo São Paulo no início do mês (Reprodução)

Escrito por

O São Paulo terá apenas 34 dias de trabalho antes de iniciar sua caminhada na Copa Libertadores de 2019, no mata-mata contra o Talleres (ARG). É por isso que a Florida Cup, competição amistosa que o clube disputará no início do ano, está sendo planejada com muita atenção pela comissão técnica. Carlinhos Neves, recém-contratado como preparador físico, detalha qual será a programação.

- Esse período na Flórida vai ser o primeiro passo em nosso planejamento para readaptar os atletas ao esforço, identificar seu atual nível de desempenho, e programar os treinamentos de forma organizada e gradativa em direção ao alto rendimento durante toda a temporada e todas as competições a serem disputadas - disse o profissional, que será um dos principais nomes da comissão técnica em 2019.

Carlinhos tem currículo vasto no futebol, inclusive no São Paulo, onde teve duas passagens vitoriosas. Na primeira, entre 1999 e 2000, ajudou o clube a conquistar um Paulistão. Na segunda, entre 2003 e 2010, participou de mais um título estadual, de uma Libertadores, de um Mundial e de três Brasileiros. Homem de confiança de Raí, ele ajudará inclusive no diálogo entre elenco, comissão e diretoria. Sua presença foi um dos motivos para o clube não contratar um substituto para Ricardo Rocha.

- O fato de estarmos reunidos por aproximadamente dez dias durante a Florida Cup, o que depois vai se estender para São Paulo, será muito importante para o controle de todas as variáveis que cercam o treinamento, bem como para o convívio da comissão técnica com os atletas. Fazer dois jogos contra adversários europeus também é significativo, mesmo com a rodagem dos atletas em busca da melhor forma para todos - emendou Carlinhos, lembrando que a ideia será colocar todos os jogadores para atuar nos Estados Unidos.

- Os jogos fazem parte importantíssima nessa periodização, em direção à melhor forma física e evolução do modelo de jogo que o Jardine pretende implantar. Vai ser importante dar minutos em campo para todos os atletas participarem das partidas em busca de melhor rendimento futuro. Lembrando que alguns dias depois estaremos estreando no Campeonato Paulista.

A reapresentação do grupo está marcada para o dia 3 de janeiro, no CT da Barra Funda. Para o dia 4, está previsto o embarque da delegação para os Estados Unidos. O São Paulo jogará no dia 10 contra o Eintracht Frankfurt (ALE) e no dia 12 contra o Ajax (HOL).A estreia no Paulistão será no dia 20, contra o Mirassol, no Morumbi.

- Nesse início é importante observar em que nível cada atleta se apresenta e identificar rapidamente suas necessidades para corrigi-las, bem como
potencializar as valências em que o atleta se destaca. O acompanhamento diário, o monitoramento, e o registro diário dos treinos será uma ferramenta importante para controle e programação dos treinamentos individualizados - encerrou Carlinhos Neves.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter