menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Conheça Vinícius Marques, o treinador que vai comandar o Santos na Copinha

Meninos da Vila enfrentam o Real Brasília, neste domingo (4), pela Copinha

Captura-de-tela-2025-03-14-155259-aspect-ratio-1024-1024
Juliana Yamaoka
São Paulo (SP)
Dia 03/01/2026
05:00
Atualizado há 2 minutos
Vinícius Marques ao lado da sua comissão técnica durante a disputa do Paulistão Sub-20 de 2025. (Foto: Reinaldo Campos/ Santos FC)
imagem cameraVinícius Marques ao lado da sua comissão técnica durante a disputa do Paulistão Sub-20 de 2025. (Foto: Reinaldo Campos/ Santos FC)

  • Matéria
  • Mais Notícias

Formado em Educação Física, o técnico Vinícius Marques vai estrear na Copa São Paulo de Futebol Júnior com o Santos. Aos 41 anos, o profissional possui todas as licenças PRO da CBF Academy e uma passagem de 15 anos pelo Corinthians. No rival, foi o braço direito de Danilo na Copinha e trabalhou com atletas como Guilherme Arana, Pedrinho, Mahteus Donelli e Du Queiroz.

continua após a publicidade

Ele chegou ao clube da Baixada Santista em abril, integrando a comissão técnica de Cléber Xavier, contratado para substituir Pedro Caixinha. Após a saída de Cléber, Vinícius assumiu o comando do Sub-20, em meio a um remanejamento interno promovido pelo clube, que envolveu mudanças de função entre alguns profissionais.

— É uma responsabilidade muito grande ser treinador do Sub-20 do Santos. Trata-se de uma das maiores categorias de formação do Brasil. Minha expectativa é fazer uma bela competição e chegar entre os quatro primeiros. Esse sempre é o objetivo que construímos aqui, em qualquer torneio, seja estadual ou nacional. A partir daí, começamos a pensar em final. Antes disso, porém, sabemos que temos a fase de grupos. Não é uma chave muito forte, mas temos muita responsabilidade de fazer três bons jogos para chegarmos mais preparados ao mata-mata - afirmou o treinador.

continua após a publicidade

➡️ Tudo sobre o Peixe agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Santos

Vinícius Marques chegou ao Santos em abril de 2025. (Foto: Reinaldo Campos/ Santos FC)
Vinícius Marques chegou ao Santos em abril de 2025. (Foto: Reinaldo Campos/ Santos FC)

A preparação:

O técnico Vinícius Marques detalhou como foi a preparação da equipe para a Copinha, a maior competição de base do país, e afirmou que espera um time intenso e agressivo com a bola.

— É uma responsabilidade minha em relação à gestão. Enfrentamos calor e uma intensidade muito forte, e trouxemos isso para a nossa preparação. Os nossos treinos têm bastante intensidade. Controlamos bem o volume junto à preparação física e ao fisiologista. Sempre treinamos o mais próximo possível das situações de jogo. Quando a partida exige algo intenso, estamos preparados. Às vezes não conseguimos treinar no mesmo horário do jogo, mas costumo dizer que precisamos sofrer no treino para ter facilidade no jogo; caso contrário, o jogo cobra. Eles entendem isso cada vez mais. Somos agressivos e intensos quando temos a bola. É mérito dos jogadores, que conseguem executar essa ideia que temos construído com eles - explicou.

continua após a publicidade

O Santos estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior neste domingo (4), diante do Real Brasília, às 19h30 (de Brasília), no Estádio Luiz Augusto de Oliveira.

Atual campeão paulista sub-20, o Peixe integra o Grupo 16 da Copinha e também enfrentará, na primeira fase, o União Cacoalense, de Rondônia, e o São-Carlense, de São Carlos.

Vinícius Marques também falou sobre o desafio de montar a lista de relacionados, já que inicialmente há uma pré-lista com 40 nomes, mas apenas 30 são convocados para a competição.

— Não tenho preferência por ninguém. O campo vai dizer quem está mais preparado. Já contei algumas histórias para eles de jogadores que ficaram fora da Copinha, algo que eu mesmo já vivenciei em outro clube, e que, pouco tempo depois, foram os primeiros a chegar ao profissional. Eles podem até ficar frustrados por causa disso, mas precisam continuar treinando. O corte é uma situação normal dentro do futebol. Eles têm de treinar muito para estar entre os relacionados. Eles são a própria empresa e precisam treinar por eles, não por mim, pelos pais ou por empresário - concluiu.

➡️Santos anuncia o retorno de Gabigol; atacante inicia terceira passagem no clube

O treinador também comentou sobre o fato de iniciar a temporada "do zero" no comando da equipe. Apesar disso, conquistou o Campeonato Paulista da categoria logo nos primeiros meses no clube.

— Trabalhei e estudei para ter uma oportunidade como essa. Sou formado em Educação Física, tenho 41 anos e possuo todas as licenças da CBF Academy, o que me permite trabalhar no futebol sul-americano. Sou muito grato ao Cléber Xavier, cheguei ao clube com ele. Depois, recebi o convite para assumir o Sub-20 e me senti preparado para o desafio. Encontrei um departamento com excelente estrutura e profissionais qualificados, além de total respaldo da diretoria. Apresentei minha ideia de jogo à comissão técnica. No futebol, não existe certo ou errado, mas aquilo em que se acredita. Quero que tudo seja bem feito para que estejamos mais próximos dos resultados. A expectativa é enorme para fazermos uma boa competição, e os atletas estão preparados - afirmou.

No meio do ano, o CT das categorias de base e do futebol feminino foi completamente reformulado com a ajuda do pai de Neymar que, ao lado de parceiros, viabilizou uma nova infraestrutura para o local. O investimento foi de cerca de R$ 8 milhões, sem custos ao Peixe. O projeto foi um pedido do ex-jogador Léo Bastos, atual coordenador das categorias de base, diretamente a Neymar.

— É um privilégio treinar ao lado do profissional, praticamente muro com muro. Quando retorno e vejo essa estrutura magnífica, de primeiro mundo, sempre falo que eles estão sendo observados e precisam absorver tudo isso: academia, auditório e vestiários. É uma responsabilidade fazer o nosso melhor dentro de campo. O Neymar vem aqui assistir aos jogos, o Vojvoda manda mensagens parabenizando pelo Paulista Sub-20 e perguntando sobre atletas. Inclusive, no vídeo motivacional da final, o Neymar enviou uma mensagem e postou foto acompanhando a decisão. A expectativa só aumenta para a Copinha - disse Vinícius.

➡️ Bernardo Paias sonha com título na despedida da Copinha pelo Santos: 'Sonho de criança'

No ano passado, Vojvoda utilizou alguns jogadores da base no time profissional, tanto em treinos quanto em partidas. Robinho Jr. foi promovido de forma definitiva ao elenco principal e deixou de atuar pelo Sub-20, diferentemente de JP Chermont que, mesmo com 52 jogos pelo profissional, terminou a temporada como peça fundamental da equipe Sub-20.

— Essa transição para o profissional também é acompanhada pelo Léo Bastos e pelo César Sampaio, coordenador técnico do clube, que mantém contato direto conosco. Posso dizer que cerca de 75% dos atletas já pisaram no elenco profissional. Ele conhece os jogadores.

Como o ano passado terminou de forma um pouco caótica, com a luta contra o rebaixamento, não conseguimos conversar muito. Mas, na última conversa, ele disse que vai utilizar a base e que, se precisar no Paulistão, vai chamar, e eles estarão preparados. Expliquei aos meus atletas que precisam estar prontos - disse Vinícius Marques.

O Santos chega como um dos favoritos ao torneio, que começou na última sexta-feira (2). Em busca do tetracampeonato, os Meninos da Vila encerraram a temporada em alta, conquistando o título estadual da categoria pela sexta vez, após vencer o São Paulo na final, nos pênaltis.

Antes, eliminaram Portuguesa Santista, Corinthians e Palmeiras. O Peixe trocou de técnico no meio da competição, com a saída de Maurício Copertino e a chegada de Vinícius Marques.

— O que costumo dizer é que foi uma campanha atípica. Um campeão que passou por três clássicos, o que ajudou na resiliência dos atletas. Sabemos que não é fácil, então precisamos nos preparar. A nossa nota de corte subiu, e todos que enfrentam o Santos sabem que jogarão contra os atuais campeões. Não podemos baixar a intensidade, senão vamos sofrer. Precisamos estar preparados para aproveitar as oportunidades e alcançar o objetivo de avançar de fase - concluiu o treinador do Sub-20.

O Peixe encerra a preparação para a estreia na Copinha neste sábado (3), às 15h30 (de Brasília), em São Carlos.

circulo com pontos dentroTudo sobre

  • Matéria
  • Mais Notícias