Campeão e goleador na Índia, Elano volta ao Santos para últimos meses

Meio-campista de 34 anos foi campeão indiano pelo Chennayin e agora curte férias antes do retorno ao Peixe para 2016. Ele deve pendurar as chuteiras após a disputa do Paulistão

Elano
Meia de 34 anos retorna ao Peixe em 2016 (Foto: Divulgação/ISL)

Escrito por

A trajetória profissional do meio-campista Elano, de 34 anos, está próxima do fim. Campeão indiano neste domingo, com a vitória de seu Chennaiyin por 3 a 2, diante do FC Goa, na decisão do campeonato nacional local, o experiente jogador já encerrou sua trajetória na Ásia e agora volta ao Brasil para cumprir contrato com o Santos até o fim do Campeonato Paulista de 2016. Ele se apresentará ao técnico Dorival Júnior em 6 de janeiro e permanecerá no clube por mais cinco meses, quando deve oficializar o fim de sua carreira com uma festa de despedida na Vila Belmiro.

Contratado pelo Peixe no início de 2015 para sua terceira passagem, o camisa 22 realizou 24 jogos e anotou dois gols - sua importância maior, porém, foi fora de campo, no momento em que o Santos viveu debandada de jogadores e "se fechou" em busca do título do Campeonato Paulista. Emprestado ao futebol indiano em setembro, o veterano ídolo do Peixe somou bons números que ajudaram a conduzir o Chennaiyin à conquista nacional. Capitão sempre que titular e um dos responsáveis por erguer a taça neste domingo, Elano foi o décimo maior goleador da Superliga Indiana de 2015.

Ao todo, a segunda passagem de Elano pela Índia teve 14 jogos disputados de 17 ao longo de todo o torneio. Em suas 14 partidas, o camisa 7 do Chennaiyin anotou quatro gols e ainda realizou quatro assistências. Além de décimo maior artilheiro do Indiano, Elano foi o terceiro principal goleador de sua equipe. Levando em conta outras estatísticas disponibilizadas pela ISL, Elano jogou 973 minutos, distribuiu 541 passes (334 certos) e finalizou a gol 36 vezes (24 corretas). 

Agora, encerrada e coroada sua passagem pelo futebol da Índia, Elano volta ao Brasil para sua quarta passagem pelo Santos. Ele é o 35º jogador que mais vestiu a camisa do clube na história, com 307 partidas e 68 gols marcados. Além dos números impressionantes, ele coleciona os títulos do Campeonato Brasileiro em 2002 e 2004, o Paulista em 2011 e 2015 e a Libertadores de 2011. Antes de partir para a Índia, Elano renovou com o Peixe até junho de 2016 e afirmou que seria seu último contrato como atleta profissional.

Além do Santos, clube ao qual mais se identificou na carreira, Elano tem passagens por Inter de Limeira, Guarani, Shakhtar Donetsk (Ucrânia), Manchester City (Inglaterra), Galatasaray (Turquia), Grêmio, Flamengo e Chennaiyin (Índia).

circulo com pontos dentroTudo sobre

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter