Ressurreição em 2015 faz Palmeiras virar o 'bicho papão' em clássicos
Zé Roberto, que ficou marcado pela famosa preleção no início do ano passado, é o exemplo desta mudança de patamar da equipe. 'O Palmeiras entendeu que são jogos diferentes', diz

"Precisamos resgatar a grandeza desse clube." Essa foi uma das frases da famosa preleção de Zé Roberto, no início de 2015, quando o Palmeiras iniciava sua reestruturação e ainda vivia fase tenebrosa em clássicos: acumulava seis derrotas e dois empates nos últimos jogos contra os rivais estaduais. Com as derrotas para Corinthians e Santos na primeira fase do Paulistão do ano passado, a série chegou aos dez jogos sem vencer.
Mas o Verdão chega ao duelo deste sábado, contra o Santos, na Vila, em situação totalmente diferente. Um dos legados da grande reformulação comandada por Alexandre Mattos no início de 2015 é a volta do respeito dos maiores rivais. E atletas experientes, como o próprio Zé Roberto, contribuem para isso.
– Nosso elenco tem jogadores experientes, no sentido de terem jogado em grandes clubes. Quando você tem muitos jogadores neste perfil, todos entendem a importância do clássico, que se define em detalhes, em disciplina tática, o motivacional às vezes te impulsiona a ir para cima do adversário, em vez de respeitar por ser um clássico – analisou Zé.
Aquele jejum de dez partidas acabou no terceiro clássico de 2015: vitória por 3 a 0 sobre o São Paulo. O rival do Morumbi ainda foi derrotado mais três vezes de lá para cá e só conseguiu superar o Palmeiras uma vez, no primeiro turno deste Campeonato Brasileiro, além de um empate.
Depois de perder para o Corinthians no primeiro Dérbi de 2015, o Verdão também passou a dominar: venceu quatro vezes – duas no Brasileirão deste ano – e empatou duas.
Contra o Peixe, o equilíbrio é maior. Do início de 2015 até agora, são quatro vitórias alvinegras, três vitórias alviverdes e três empates. Em contrapartida, foi contra o rival praiano que o Palmeiras faturou a Copa do Brasil de 2015.
– O Palmeiras conseguiu entender que clássicos são jogos diferentes – pontuou o camisa 11.
Dos 23 clássicos disputados pelo Palmeiras desde o início do ano passado, quando chegou ao clube, Zé Roberto esteve em 17 e marcou um gol, nos 2 a 0 sobre o Corinthians em Itaquera, em 2015.

Palmeiras
Palmeiras realiza segundo treino na Data Fifa visando duelo contra o Bahia
Há 7 horas
Futebol Nacional
Fim das bets: veja o peso dos patrocínios nas folhas salariais dos clubes
Há 9 horas
Palmeiras
Oposição do Palmeiras pede saída de marido de Leila do Conselho após venda da SAF do Vasco
Há 1 dia
Palmeiras
OPINIÃO: Palmeiras tem vencedor em amistoso frustrante da Seleção e de Hugo Souza
Há 1 dia
Palmeiras
Palmeiras retorna às atividades com Abel, e Paulinho vai ao gramado
Há 1 dia
Futebol Internacional
Algoz do Brasil revela conhecer dois clubes brasileiros
Há 1 diaMais LANCE!

Flamengo, Palmeiras, Corinthians? Colunistas do Lance! avaliam quem fica no prejuízo na Data Fifa

Palmeiras retoma trabalhos na Data Fifa com três objetivos definidos

Eduardo Conceição, do Palmeiras, brilha em goleada da Seleção Brasileira sub-17

Conheça o zagueiro Vitor Reis, aposta de Ancelotti na Seleção

Talento de Neymar? Caio Ribeiro analisa Estêvão ao falar da Seleção Brasileira

Escalação da Seleção: Palmeiras soma quatro crias em novo ciclo de Ancelotti

Neto crava saída de Abel Ferreira do Palmeiras para Vasco

Lucas Evangelista engata maior sequência como titular e se consolida no Palmeiras

Flamengo e Palmeiras participarão da Messi Cup 2026; confira

Neto ironiza relação entre Palmeiras e Vasco: 'Se fosse o Corinthians'

Palmeiras tem oito jogadores convocados na Data Fifa; veja calendário completo

Neto comenta interesse de europeu em Abel Ferreira, do Palmeiras: 'Rezando'

Opinião: ressalvas à parte, os nossos estrangeiros também não são os melhores


