Vôlei feminino: Tandara cai no exame antidoping e está fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Suspensão provisória da jogadora da seleção brasileira por "potencial violação da regra antidopagem" foi anunciada pelo Comitê Olímpico Brasileiro na noite desta quinta-feira

Tandara - seleção brasileira feminina de vôlei
Tandara terá suspensão provisória por potencial violação de regra antidopagem (FOTO: ANGELA WEISS/AFP)

Escrito por

Tandara, jogadora da seleção brasileira de vôlei feminino, está fora da sequência dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou a suspensão provisória da atleta de 32 anos, nesta quinta-feira, após uma notificação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). Segundo o comunicado da entidade, a oposta cometeu "potencial violação da regra antidopagem" em exame realizado no dia 7 de julho, no centro de treinamento da CBV.

>> Tandara é suspensa por “potencial violação” do antidoping: relembre dez casos de doping que marcaram as Olimpíadas na história

+ Lembra de todas? Confira as medalhas do Brasil na Olimpíada de Tóquio

O COB, no entanto, não informou qual o tipo de violação cometida ou substância proibida utilizada pela Tandara. Ela deve retornar ao Brasil ainda nesta sexta-feira.

A assessoria de Tandara emitiu um comunicado nas redes sociais da jogadora. O texto diz que a atleta "está trabalhando em sua defesa e só se manifestará após a conclusão do caso".

A seleção brasileira entra em quadra para enfrentar a Coreia do Sul pela semifinal das Olimpíadas nesta sexta-feira às 9h (horário de Brasília).

A CBV também emitiu nota sobre o caso e lamentou o episódio. A Confederação Brasileira de Voleibol diz que "aguarda os resultados dos trâmites processuais, cujo conteúdo é de caráter particular da atleta e confidencial".

Veja abaixo a nota oficial do COB:

"O Comitê Olímpico do Brasil recebeu nesta madrugada no Japão, através da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), a notificação quanto à suspensão provisória por potencial violação de regra antidopagem pela atleta Tandara Caixeta, da seleção feminina de voleibol. O teste foi realizado no período fora de competição no centro de treinamento da modalidade em Saquarema no dia 7 de julho. Tandara retornará ao Brasil.

A equipe feminina de voleibol disputa partida semifinal dos Jogos Olímpicos contra a Coréia do Sul esta noite, 8/8, às 21h (Japão)."

Veja abaixo a nota oficial da CBV:

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) recebeu, na noite desta quinta-feira (05.08), no horário do Brasil, notificação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) quanto à suspensão provisória por potencial violação de regra antidopagem pela oposta Tandara, da seleção brasileira feminina.

A CBV lamenta que a atleta, campeã olímpica e uma das principais referências da equipe brasileira, atravesse este momento, e aguarda os resultados dos trâmites processuais, cujo conteúdo é de caráter particular da atleta e confidencial.

A seleção feminina entrará em quadra nesta sexta-feira (06.08), às 9h (Horário de Brasília), para a disputa da semifinal contra a Coreia do Sul. No Japão, o grupo já vive o dia da partida decisiva.

+ Vem recorde? Veja os fortes candidatos a medalha para o Brasil na segunda metade dos Jogos Olímpicos

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter