Madina Taimazova

Russa não desanimou em nenhum momento (Foto: Franck FIFE / AFP)

LANCE!
31/07/2021
08:16
Tóquio (JAP)

A russa Madina Taimazova superou todos os obstáculos ao competir com olho machucado na categoria até 70kg do judô, em Tóquio. A atleta ficou conhecida depois de uma luta polêmica contra a brasileira Maria Portela. E apesar de duvidarem da validade de seu avanço, a judoca deu um show de determinação, e conseguiu conquistar o bronze no último sábado 
(31) em cima da croata Barbara Matić.

Depois de derrotar a brasileira, Taimazova também ganhou da grega Elisavet Teltsidou nas quartas de final e na semifinal teve que enfrentar a japonesa Chizuru Arai já com o olho bastante machucado e inchado. Já que foi liberada depois de ter recebido uma avaliação médica na Arena Nippon Budokan.

Ela ainda teve que lutar por mais de doze minutos no golden score. Mesmo se defendendo bem, Taimazova acabou levando um ippon da japonesa através de um estrangulamento. Mas diferente do que muitos acreditavam, a russa não se rendeu e só saiu da luta carregada depois de desmaiar.

Ela conseguiu se reerguer e levar o bronze no golden score, derrotando a croata Barbara Matić. Mas perdeu, junto com sua delegação, para Israel na disputa de equipes mistas. Porém foi a única a vencer um dos israelenses.

Veja abaixo o quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Tóquio: