Montagem - Flamengo, Grêmio, Boca e River

Semifinais começam nesta terça-feira (Foto: Montagem LANCE!)

André Schmidt
01/10/2019
16:33

River Plate e Boca Juniors de um lado. Flamengo e Grêmio do outro. Dois grandes clássicos nacionais na principal competição do continente. Começa neste meio de semana a briga pelas duas vagas na grande final da Libertadores 2019. 

Difícil falar em favoritismo em confrontos tão equilibrados. Os números, porém, ajudam ao menos a entender um pouco das diferenças entre as equipes. Os quatro times lideram estatísticas distintas na disputa.

O Flamengo, por exemplo, líder de desarmes certos no Brasileirão, aparece em 1º também na Libertadores. Com 191 roubos corretos, o Rubro-Negro está logo à frente do Boca Juniors, segundo colocado com 179. Cuellar, que já deixou a Gávea, era quem vinha liderando o fundamento no ranking individual.

A forte pressão dos cariocas ajuda a equipe a ter também uma das maiores posses de bola da competição, com 57% de média. Apenas o River Plate e o Athletico Paranaense - já eliminado -, ambos com 58%, têm mais. 

Os comandados de Marcelo Gallardo, inclusive, lideram outras três estatísticas na Libertadores: assistências para finalização (99), viradas de jogo certas (43) e cruzamentos totais (249). Entre os quatro que seguem na disputa, é quem mais realiza lançamentos também, com 349. É o único invicto entre os quatro.

Nos passes curtos quem se destaca é o Grêmio. Uma das principais características da equipe de Renato Gaúcho, os tricolores acertaram 4193 toques, tendo um aproveitamento de 91,5%. É o maior volume do campeonato e a melhor média de conclusão entre os semifinalistas. O Flamengo vem em segundo, com 4047, seguido exatamente por River, com 3872, e Boca, 3145.

Ofensivamente, o destaque é para o Boca Juniors. Além de ser o time com mais assistências para finalização, empatado com o seu rival argentino, é quem mais marcou gols entre os quatro (17) e quem mais finalizou certo, colocando no alvo 62 das 139 tentativas. Entretanto, a melhor média é do Flamengo, com 49,2% de acerto nas tentativas - 60 em 122. 

Veja mais números da Libertadores 2019:
- Dados do Footstats

Time com mais passes certos: Grêmio - 4193
Times com mais assistências para finalização: River Plate e Boca Juniors - 99
Time com mais desarmes certos: Flamengo - 191
Time com mais cruzamentos certos: Palmeiras - 57
Time com mais dribles certos: Internacional - 55
Time com mais lançamentos certos: Cerro Porteño - 183
​Time com mais viradas de jogo certas: River Plate - 43
Time com mais finalizações certas: Boca Juniors - 62
Time com mais gols marcados: Palmeiras - 21
Time com mais interceptações - Internacional - 41
Times com maior posse de bola: Athetico-PR e River Plate - 58%