Verstappen detona novo formato da corrida sprint na F1: ‘Entediante’

Piloto da Red Bull terminou na terceira colocação na sprint do GP do Azerbaijão, em Baku

verstappen gp do azerbaijao
Verstappen deixa a prova com cara de "poucos amigos" (LISI NIESNER/ AFP)

Escrito por

Max Verstappen não saiu contente da corrida sprint do GP do Azerbaijão na manhã deste sábado. Após terminar na terceira colocação, atrás de Sergio Pérez, seu companheiro na Red Bull, e Charles Leclerc, da Ferrari, o piloto holandês teceu críticas sobre o novo formato de sprint da categoria. O atual bicampeão já havia declarado ser contra a mudança, que entrou em ação neste final de semana, com duas classificações diferentes e apenas um treino livre.

- Apenas descarte tudo. Acho importante voltar ao que tínhamos e garantir que todos os times possam lutar pela vitória, é isso que temos de almejar ao invés de impor emoções artificiais - disparou.

+ F1: Pérez vence corrida sprint no GP do Azerbaijão; Mercedes vai mal e Ferrari surpreende

A sprint também foi estressante para Verstappen pela polêmica com George Russell. O holandês não gostou da ultrapassagem do britânico, que danificou o assoalho do carro, e o cobrou após a prova. Veja o vídeo da discussão aqui.

O atual bicampeão da Fórmula 1 teceu mais críticas com relação ao formato com duas classificações. Na sexta-feira, os pilotos tiveram um treino livre e, pouco depois, disputaram a classificação do grid de domingo. Neste sábado, realizaram a classificação para a corrida sprint e, em seguida, participaram da prova. De acordo com o holandês, esse formato desfavorece os pilotos em prol de um entretenimento que não existe.

- Fiquei entendiado durante a classificação de hoje. Pensei ‘meu Deus, mais uma qualificação’. Não gosto disso. Não é uma corrida adequada e, sim, um jogo que teria mais sucesso em Las Vegas se fôssemos ao cassino - acrescentou.

- Gosto de correr, é importante ter entretenimento, mas acho que se todos os carros estiverem próximos o suficiente, é melhor. Parece uma partida de futebol, em que você está vencendo por 3 a 0 e, do nada, muda-se para um jogo zero a zero e começa de novo. Acho isso desnecessário -  destacou Verstappen.

O GP do Azerbaijão ocorre neste domingo, às 8h (de Brasília), em Baku. A Band transmite a prova com sinal aberto para todo o Brasil.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter