Renato Maurício Prado defende João Fonseca e faz aposta ousada
Experiente jornalista acredita que o carioca, de 19 anos, vai ganhar mais Grand Slams que Guga

- Matéria
- Mais Notícias
Uma das lendas do jornalismo brasileiro, que cobriu os três títulos de Gustavo Kuerten em Roland Garros e escreveu o livro Saibro, Suor e Glória revivendo as façanhas de Guga, Renato Maurício Prado saiu em defesa de João Fonseca em sua live no canal RMP da noite desta quinta-feira.
➡️ Djokovic bate recorde de Federer com nova vitória no US Open
➡️ Homenagem a Djokovic rende mudança em logomarca; entenda
O canal é voltado para assuntos do Flamengo, mas vira e mexe Renato Maurício Prado fala sobre tênis e foi questionado por um internauta sobre a perda de confiança e o excesso de erros bobos de João Fonseca na derrota do jovem de 19 anos para o tcheco Tomas Machac, na segunda rodada do US Open na última quarta-feira.
RMP, que foi editor do jornal O Globo e comentarista de canais como o Sportv e a antiga Fox Sports, defendeu o jovem carioca: “Não, Nilo. Ele fez 19 anos semana passada. Pega o Djokovic com 19 anos e veja se jogava igual com a mesma idade. Pega o Federer e veja se jogava com 19 o mesmo que o João Fonseca. Os únicos dois com 19 que já barbarizavam eram Nadal e Alcaraz. O João tá num caminho certíssimo. Claro que ele cometeu erros bobos no segundo e terceiro sets, fez um primeiro set de almanaque, teve um set-point salvo com um ace. Ele é um garoto, abateu ele, é normalíssimo. Não tá degringolando nada, vai jogar muito”, disse Renato.
Em seguida, o jornalista fez uma aposta ousada no brasileiro: “É uma aposta ousada. O João Fonseca vai ganhar mais Grand Slams que o Guga (tricampeão de Roland Garros). Com 19 anos ninguém sabia quem era o Guga. O Guga explode aos 20 anos quando ganha Roland Garros”
“Acontece é que o jogo dele é tão espetacular , apareceu de forma tão espetacular. E a gente acha que ele vai repetir aquilo direto. Ele está aprendendo ainda a jogar taticamente. Ele antes só enfiava a porrada. Ele continua, mas não em todas as bolas e com o tempo ele só vai melhorar. Tenho certeza”, finalizou.
João Fonseca cita aprendizado
Na derrota para o tcheco Tomas Machac, de 24 anos e 22º do mundo, João Fonseca viu o adversário salvar todos os quatro breaks. Após a partida, o número 1 do Brasil e 45 do mundo, de 19 anos, destacou as lições do revés na segunda rodada do US Open:
- Jogo difícil, contra um adversário sólido, com bons golpes. Esquerda muito boa, joga bem na primeira bola, entende de intensidade de jogo. Acho que ele conseguiu fechar bem as portas.
➡️ Na raça, Bia Haddad vence a estreia no US Open
➡️ Europeus reagem à partida de João Fonseca no US Open: ‘Fora de controle’
No primeiro set, com um ace, o 21º favorito em Nova York salvou o primeiro dos quatro breaks a favor do rival:
- Acho até tava melhor que ele no primeiro set, mas no tie-break ele foi frio e impôs um ritmo maior, e nos outros dois ele fechou as portas. Jogo que tem muito aprendizado, jogar contra um top 20 é diferente, então com certeza vou levar essa experiência para os próximos jogos - reconheceu o carioca.
João Fonseca, de 19 anos, buscava igualar sua melhor campanha em Grand Slams, a terceira rodada, fase alcançada em Roland Garros e Wimbledon. Apenas no Aberto da Austrália que João Fonseca havia parado na segunda rodada.
João Fonseca pode subir quatro posições após o US Open
Apesar da derrota, o número 1 do Brasil, por ora, vai subindo quatro posições no ranking ao vivo da ATP, alcançando o 41º lugar. Mas essa colocação vai depender de como seus rivais mais próximos na lista vão terminar a campanha em Flushing Meadows
O próximo torneio do pupilo do técnico Guilherme Teixeira será a Copa Davis, dias 13 e 14 de setembro, em Atenas, na Grécia.
➡️Alcaraz é o tenista mais bem pago do mundo; veja lista
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Tudo sobre
- Matéria
- Mais Notícias