Quem é Lella Lombardi, única mulher a pontuar na Fórmula 1?

Italiana fez seus primeiros pontos no GP da Espanha de 1975, no Circuito de Montjuich

afp-photo-24-heures-du-mans-000-1eh2da-aspect-ratio-512-320
Lella Lombardi (esq.) durante as 24h de Le Mans nos anos 1970s (Foto: AFP)

Escrito por

Mesmo com a ausência de mulheres no grid atual da Fórmula 1, tivemos representações femininas que passaram pela categoria. Uma das mais conhecidas, sem dúvidas, é a italiana Lella Lombardi, que é a primeira e única mulher a pontuar pelo esporte.

O feito foi realizado durante o GP da Espanha de 1975, aproveitando que estamos em clima de corrida em território espanhol, o Lance! relembra este momento especial para o automobilismo.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

A italiana de Fruagolo (região do Piemonte, Itália), com então 34 anos, a bordo de um March-Cosworth #10, Lella marcou um ponto pelo resultado — naquela época, apenas os seis primeiros pontuavam — mas a prova foi interrompida por conta do acidente do alemão Rolf Stommelen.

O piloto da Lola-Ford perdeu o aerofólio traseiro e atingiu os espectadores da corrida, cinco pessoas morreram. Rolf sobreviveu ao acidente, no entanto, coincidentemente faleceu em um acidente provocado por um problema no aerofólio de seu carro quando disputava uma prova válida pelo Camel GT IMSA, na Califórnia, Estados Unidos.

Captura-de-tela-2024-06-19-173456
(Foto: Divulgação)

Como a corrida espanhola terminou antes dos dois terços obrigatórios, a pontuação valeu metade, ou seja, o ponto de Lella foi reduzido a 0,5. Lombardi terminou a prova em sexto lugar e garantiu seus primeiros pontos.

Antes da F1, Lella passou por categorias como de turismo, Fórmula Ford e Fórmula 3, todas na Itália. Sua estreia na elite do automobilismo foi no GP da Inglaterra, em Brands Hatch, em 1974.

Lombardi morreu aos 50 anos em decorrência de um câncer. A italiana disputou 12 GPs. Antes de Lella, apenas uma mulher havia disputado provas na categoria, a também italiana Maria Teresa de Filippis (dois GPs).

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter