Salah - Egito x Suazilândia

O Egito, de Salah, vai ser o novo país que sediará a próxima Copa Africana de Nações (Foto: Reprodução / Twitter)

LANCE!
09/01/2019
13:09
Cairo (EGI)

Uma mudança de sede em um evento esportivo pode ser motivada por diversos fatores, como falta de organização, violência e motivos econômicos. O fato já aconteceu em modalidades diferentes esportivas: no tênis, no vôlei, no UFC e até em uma Copa do Mundo.

Nesta terça-feira, Confederação Africana de Futebol (CAF) anunciou a troca de sede da Copa Africana, que iria ser em Camarões, mas vai ser disputada no Egito. Em 2018, a final da Libertadores foi disputada em Madri e entrou para a história. Em Copa do Mundo, a Colômbia abdicou de sediar o evento em 1986. Relembre outros episódios de mudanças de sede no esporte.

LIBERTADORES EM MADRID

River Plate x Boca Juniors
River Plate foi o campeão da final inédita (Foto: Javier Soriano/AFP)

Uma mudança de sede emblemática ocorreu na última edição da Libertadores. Por conta de episódios de violência nos arredores do estádio Monumental, na Argentina, a final da competição foi disputada em Madri, no Santiago Bernabéu. Pela primeira vez na história do torneio, uma partida não ia ser realizada fora da América. O River venceu o Boca Juniors, pelo placar agregado de 4 a 2 e se sagrou campeão, em uma das finais mais polêmicas da história.

DISPUTA DE CINTURÃO

Jon Jones, após título dos meio-pesados no UFC 232, provoca seu desafeto Cormier (Foto: Getty Images)
Jon Jones, após título dos meio-pesados no UFC 232, provoca seu desafeto Cormier (Foto: Getty Images)

O UFC 232 teve sua sede trocada, de Las Vegas para Los Angeles, nas vésperas da realização da competição. Jon Jones foi pego no exame antidoping e o fato forçou a mudança de local, em dezembro de 2018. Na luta, Jones venceu Gustafsson e ficou com o cinturão da categoria meio-pesado.

ATÉ NA COPA DO MUNDO

Argentina x Bélgica – Copa do Mundo de 1986
Maradona foi o grande destaque da Copa do Mundo de 86 (Foto: AFP)

A Colômbia enfrentava sérias dificuldades econômicas no começo da década de 80. Belisario Betancur foi empossado presidente, em 1982 e disse não à Fifa. A Colômbia ia realizar a Copa de 1986, mas desistiu de receber o evento. A Copa, então, foi disputada no México, com a Argentina campeã.

MUNDIAL DE VÔLEI

Cruzeiro x Trentino - Mundial Masculino de Vôlei
Trentino enfrentando o Cruzeiro no Mundial (Foto: Divulgação/FIVB)

O Mundial de Clubes de Vôlei Masculino, de 2018, iria ser realizado na cidade de Radom, na Polônia. Os atrasos nas obras do ginásio da cidade, porém, fizeram com que a sede fosse trocada para Plock. O campeão foi o Trentino, que venceu o Lube Civitanova.

AMEAÇAS TERRORISTAS

Rally Dakar 2019
Rally Dakar é uma das competições mais importantes do meio automobilístico (Foto: Divulgação)

Uma das maiores competições automobilísticas, o Raly Dakar também passou por situação delicada, em 2008. O circuito iria passar pela Mauritânia, que ia receber oito das 15 etapas do trajeto. Terroristas ligados à Al Qaeda, porém, ameaçaram cometer atentados contra os competidores. Por conta disso, a competição foi realizada na América do Sul, apenas em 2009.

ECONOMIA DE 3 BILHÕES

Thomas Bach assegurou que haverá um torneio de boxe na Olimpíada de Tóquio (Crédito: Flickr/COI)
Tóqui economizou bilhões na organização das Olimpíadas (Crédito: Flickr/COI)

A próxima Olimpíada vai ser realizada em Tóquio, em 2020. A organização do evento mudou o local de três sedes do país. Localidades onde seriam realizados jogos de basquete, o hipismo e canoagem slalom foram modificadas. Ao invés de construir novas instalações, o Japão decidiu utilizar outras localidades no país. Com isso, o custo das Olimpíadas caiu em quase 1 bilhão de dólares (R$ 3,7 bilhões).

MUDANÇA NO TÊNIS

Sloane Stephens ergue troféu em Miami
Sloane Stephens é a atual campeã do Miami Open (Foto: Miami Open)

O Miami Open sempre foi realizado no tradicional Crandon Park, em Key Biscane, que realizou 32 edições. Porém, o torneio agora vai ser disputado no Hard Rock Stadium, casa do Miami Dolphins, equipe da NFL. Pela primeira vez, a localidade vai receber o torneio, que vai ser realizado entre 18 e 31 de março.

COPA AFRICANA

Salah - Egito
Salah é um dos destaques do Egito (Foto: AFP)

A Confederação Africana de Futebol (CAF) anunciou, nesta terça-feira, a mudança da sede da Copa Africana de Nações de 2019. Por conta de atrasos nas obras e momento instável político, Camarões não vai mais sediar o torneio, que vai ser disputado no Egito.