Fernando Scheffer explica sobre caminhada até o bronze olímpico: ‘A competição é a parte mais divertida do nosso trabalho’
Nadador declara que para chegar ao objetivo da medalha em uma Olimpíada, o atleta deve seguir um “pacote de deveres”
- Matéria
- Mais Notícias
Bronze em Tóquio 2020 e ouro nos 4×200m nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, Fernando Scheffer revelou ao Lance! como foi a caminhada para chegar a Tóquio 2020 até a conquista do bronze olímpico. Segundo o nadador, para chegar ao objetivo da medalha em uma Olimpíada, o atleta deve seguir um “pacote de deveres”, também disse como a vida de uma pessoa que trabalha com esporte é monótona entre uma competição e outra.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
— Pode sair meio do clichê, mas para ser um atleta de auto-rendimento, precisamos colher um pacote de deveres e acho que bate bastante com a filosofia da camisa que estou vestindo agora (Time Ajinomoto). É um conceito que se chama “kachimeshi”, sendo os pilares do alto rendimento (treinamento, alimentação e descanso), acho que o atleta de alto rendimento tem isso presente na vida, mas tem alguns lapsos temporais, em que tudo é monótono entre uma competição e outra, são meses que a gente fica apenas treinando, comendo e descansando. A nossa vida é basicamente só isso, a gente precisa focar e é até um pouco meio doentio digamos assim, pois a natação chega a ser uma das prioridades da nossa vida e tudo que a gente faz é em função disso — declarou Fernando.
➡️Prêmio Brasil Olímpico: o que os candidatos a Atleta do Ano fizeram em 2023?
➡️ COB divulga lista de candidatos a Melhor Atleta de 2023
Scheffer também deu uma dica valiosa para aqueles que desejam seguir uma carreira na vida. Conforme o medalhista de Tóquio 2020, o maior segredo no sucesso é "tomar gosto" pelo que escolher.
— A gente tem que dormir cedo, para descansar, ao ter treino no dia seguinte, tem que acordar cedo para treinar, se alimentar a todo momento pensando nos alimentos que vão nos dar mais energia e descansar no nosso corpo, assim temos que treinar muito forte. Então esses três pilares estão sempre presentes se a gente precisa ficar muito tempo nisso, repetindo, repetindo, e só tem aquela frase “que excelência só vem com a repetição”. O maior segredo é tomar gosto por isso, pois se você escolhe essa vida, temos que está bem e aceitar os deveres. Esse é o caminho para os Jogos Olímpicos — declarou o nadador.
➡️Com nota histórica, Rayssa Leal é campeã da SLS Super Crown
Scheffer deu a volta por cima da natação brasileira. Nas Olimpíadas do Rio 2016, a modalidade passou em branco, mas em Tóquio 2020, ele conquistou a medalha de bronze, nos 200 m livre, escrevendo um novo capítulo para o esporte nacional. E recentemente, levou o ouro no revezamento 4×200m nos Jogos de Santiago.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias