Logo do Lance! branca com exclamação amarela

Diretor do Challenger de Estoril vibra com o retorno de João Fonseca

Brasileiro disputa o torneio português caso não chegue à segunda rodada em Madri

Rio de Janeiro (RJ)
09/04/2025 05:20

Supervisionado porGustavo Loio,Fabrizio Gallas,
image-69-aspect-ratio-512-320
João Fonseca no ATP de Estoril, em 2024 (Divulgação)

Maior sensação do circuito mundial, João Fonseca é cobiçado por diversos torneios. O diretor do forte Challenger 175 de Estoril, em Portugal, João Zilhão, vibrou com o retorno do do número 1 do Brasil ao torneio que começa no próximo dia 27. Mas o tenista carioca só disputará a competição caso não alcance a segunda rodada do Masters 1000 de Madrid, que tem início quatro dias antes.

➡️ Ace do Acioly: A temporada de saibro chegou!

- Vai ser uma edição histórica, que representa simultaneamente o 10º aniversário do torneio e a transição para uma nova semana no calendário da ATP. No ano passado, tivemos sempre casa cheia e este ano já há várias sessões esgotadas, pelo que não faltará apoio ao contingente nacional; para já, temos pelo menos dois portugueses no quadro principal, com a entrada direta do Nuno Borges (43º) e o wild card do Jaime Faria (99º) - comenta o diretor.

continua após a publicidade

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Faria, por sinal, mês passado, ao ser perguntado pelo jornalista português José Morgado, respondeu que o jogador perfeito teria a direita de João Fonseca.

O diretor do Challenger de Estoril aposta na fórmula entre experiência e ótimos nomes da nova geração para a edição deste ano:

- Também temos uma combinação de credenciados veteranos e de jovens talentos muito forte para um evento Super Challenger. De um lado os finalistas da última edição do Next Gen Finals e ainda teenagers, João Fonseca e Lerner Tien (EUA, 69º), que são já estrelas do circuito: o brasileiro ganhou o seu primeiro título ATP este ano e atrai multidões por onde passa; também Alex Michelsen (EUA, 37º) tem subido rapidamente no ranking. Do outro, uma grande figura como Kei Nishikori, o melhor tenista japonês e asiático de todos os tempos, e outro ex-top 10 como Roberto Bautista-Agut - continuou Zilhão.

continua após a publicidade

O diretor de Estoril acrescentou:

- E também dois vice-campeões (de ATP): Miomir Kecmanovic (SER, 47º) e Pedro Martinez (ESP, 51º). Haverá ainda a possibilidade de enriquecer o quadro mediante os wild-cards que ficarem disponíveis, mas as sessões já esgotadas provam que o público nacional não depende de grandes nomes para marcar presença.

Em 2024, então 288º do mundo aos 17 anos, o número 1 do Brasil disputou o ATP de Estoril, mas acabou superado na estreia, pelo britânico Jan Choinski (188º).

continua após a publicidade

João Fonseca treina com Monteiro

Únicos brasileiros no top 100 nesta semana, João Fonseca (59º) e Thiago Monteiro (94º) treinaram juntos no Rio de Janeiro, na Yes Tennis, no Itanhangá. O carioca, de 18 anos, número 1 do país, volta às competições no Masters 1000 de Madri, que começa no próximo dia 23.

'Pegando um pouco do mel', escreveu o tenista cearense, nas redes sociais. Há duas semanas, Monteiro foi vice-campeão do Challenger de Assunção, no Paraguai, quando acabou superado, na decisão, pelo americano Emilio Nava (235º).

continua após a publicidade

João Fonseca, por sua vez, também há duas semanas, alcançou, pela primeira vez em quatro participações, a terceira rodada de um Masters 1000. Foi em Miami, quando superou o americano Learner Tien (66º) e o francês Ugo Humbert (20º) e só foi parado pelo australiano Alex De Minaur (11º), na terceira rodada.

Na semana anterior, o número 1 do Brasil venceu seu segundo Challenger na temporada, na quadra rápida de Phoenix, ocasião em que levou a melhor sobre o cazaque Alexander Bublik na decisão. Em janeiro, o pupilo do técnico Guilherme Teixeira vencera o Challenger de Camberra, na Austrália.

continua após a publicidade

image
As equipes de Thiago Monteiro e João Fonseca (Reprodução)
Sugerida para você!

Mais LANCE!