Diante de incerteza sobre rio Sena, Ana Marcela Cunha pede 'plano B' para Paris 2024
Brasileira sonha em conquistar mais um ouro olímpico

Será possível nadar no rio Sena? A incerteza sobre a sede de algumas provas de natação dos Jogos de Paris preocupa a atual campeã olímpica em águas abertas, a brasileira Ana Marcela Cunha, que pede um "plano B" que privilegie a saúde dos atletas.
A cinco meses das competições de natação de longa distância, que serão disputadas em 8 e 9 de agosto, os organizadores ainda lutam para melhorar a qualidade do emblemático rio francês, que também será palco das provas de triatlo.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
As amostras de água coletadas entre junho e setembro do ano passado evidenciaram concentrações das duas bactérias indicadoras de contaminação fecal acima (em vários casos) dos níveis permitidos, segundo análises da prefeitura de Paris enviadas à AFP.
- A gente não teve o evento teste no ano passado por conta disso, o que mais nos preocupa, porque eles insistem em querer fazer lá - disse Ana Marcela, considerada uma das melhores atletas da história na modalidade, em uma entrevista à AFP ao término da competição Rainha do Mar 2024, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
- (Mudar o local das provas) não vai tirar a história que tem Paris, não vai tirar a história que tem o Sena. A gente entende a ponte de Alexandre III, pedaço da Torre Eiffel. Acho que tem vários pontos importantes para eles, mas eu acho que o atleta e a saúde vêm antes - acrescentou a nadadora.
Os trabalhos de descontaminação podem ser em vão em caso de chuva, pois o escoamento das ruas pode poluir novamente o rio.
➡️ Brasileira avança sozinha e se junta a Rayssa Leal nas quartas de final do Pro Tour de Skate Street
Apesar das dúvidas em torno do Sena, Ana Marcela mantém o foco no objetivo de repetir a medalha de ouro que conquistou nos Jogos de Tóquio, em 2021. A tarefa não parece simples. Nascida em Salvador (BA) e dona de sete ouros em Mundiais de Esportes Aquáticos (cinco em provas de 25 km e dois nas de 5 km), a nadadora, que completará 32 anos no dia 23 de março, vai para sua quarta participação olímpica.
Em Paris, ela terá pela frente campeãs mundiais e olímpicas, como a alemã Leonie Beck e a holandesa Sharon van Rouwendaal (ouro nos Jogos do Rio 2016). Mas inspirada em uma de suas músicas favoritas ('Dias de luta, dias de glória', da banda Charlie Brown Jr.), cujo título tem tatuado no braço esquerdo, ela avisa que vai lutar.
- A gente vai perder, vai ganhar, vai lutar, mas nunca desistir. Acredito muito nisso e vivo todo o dia essa música - falou.
*Por Rodrigo ALMONACID (AFP)
Tudo sobre

NBB
Brasil supera o Paraguai e garante vaga na Americup feminina
Há 5 horas
Tênis
João Fonseca manda recado para Bia Haddad após vitória
Há 7 horas
Mais Esportes
Com Flávia Saraiva, Flamengo vence o Brasileiro de Ginástica
Há 8 horas
Tênis
João Fonseca volta a derrotar Ruud e desafia Ben Shelton
Há 9 horas
Tênis
Veja os lances de João Fonseca x Casper Ruud em Montreal
Há 11 horas
Vôlei
Brasil sofre nova virada e emenda segunda derrota no Mundial sub-17 de vôlei
Há 13 horasMais LANCE!

Ben Shelton vence e aguarda João Fonseca ou Casper Ruud

João Fonseca x Casper Ruud: horário e onde assistir

Luta de Amanda Nunes e Kayla Harrison no UFC ganha nova data

Papo com Helio Castroneves: apesar da tempestade, o show da Stock Car continua em Santa Cruz do Sul

Menos da metade do grid da F1 já correu em nova etapa de 2026

Etapa da WSL no Brasil movimenta R$ 188 milhões e bate recorde em Saquarema

Leclerc admite que gostaria de formar dupla com Verstappen na F1

Duda Amorim investe na nova geração do handebol: 'Equilíbrio'

Ex-campeão do UFC se aposenta para ajudar filha a classificar para Olimpíadas

Rayssa Leal detalha preparação para Los Angeles 2028

Alex Poatan volta a atacar atitude de árbitro do UFC: 'Cabe a ele intervir'

No Brasileiro, Rebeca Andrade marca a maior nota do mundo no salto em 2026

Piloto argentino da F1 ironiza roubo sofrido na Europa: 'Quem diria'



