Campeão olímpico leiloa medalha para ajudar vítimas em terremoto
O iraniano Kianoush Rostami se comove com tragédia em seu país e colocará sua medalha de ouro conquistada na Rio-2016 à venda
Campeão olímpico no levantamento de peso na Rio-2016, o iraniano Kianoush Rostami vai leiloar sua medalha. A meta é arrecadar dinheiro para ajudar as vítimas do terremoto que assolou seu país no último domingo, deixando mais de 450 mortos.
- Estou devolvendo a medalha, que é do povo iraniano por direito. Vou colocar em leilão e usar o dinheiro para ajudar as vitimas. Considero uma obrigação tomar essa atitude, que ainda é pequena, para ajudar os meus compatriotas que sofreram - disse o atleta.
Em fevereiro, o iraniano foi eleito o melhor do mundo pela Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF, em inglês). Ele conseguiu 20 mil votos, três vezes mais do que o segundo colocado. O campeão é curdo e treina por conta própria.
Convocado para o Mundial de Anaheim, o atleta pode ficar fora da competição que ocorre entre 28 de novembro e 5 de dezembro. O iraniano de 26 anos teve o pedido de visto negado pelos Estados Unidas e aguarda resposta de uma nova solicitação.