menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Campeão com o Brasil e MVP da Americup termina torneio sem clube

Yago dos Santos foi o grande destaque da Seleção Brasileira no torneio

imagem cameraYago dos Santos em disputa entre Brasil e Estados Unidos no AmeriCup (Foto: Divulgação / FIBA)
a3bda1b9-e8d6-4378-9b69-bca974870691_IMG_20250321_104542_767-aspect-ratio-1024-1024
Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionado porNathalia Gomes,
Dia 01/09/2025
12:34
Atualizado há 2 minutos

  • Matéria
  • Mais Notícias

O mês de agosto de Yago dos Santos está longe de ser o ideal. Embora tenha sido destaque da Seleção Brasileira na campanha pelo pentacampeonato da AmeriCup e tenha ficado entre os cinco melhores jogadores da edição na seleção ideal, o armador foi dispensado do Estrela Vermelha durante o torneio e está atualmente sem clube.

continua após a publicidade

➡️ Argentinos se desesperam com derrota para o Brasil na AmeriCup: ‘Fechem os clubes’

Segundo o portal "Basketnews", o técnico Ioannis Sfairopoulos não contará com o jogador no elenco da equipe sérvia para a próxima temporada. Yago foi um dos destaques na conquista do Brasil no AmeriCup.

Uma declaração do brasileiro pode ter causado o estopim para a decisão da equipe sérvia. Na última sexta-feira (22), em entrevista a "ESPN", Yago definiu a equipe que sonha em jogar: "Real Madrid", rival direto do Estrela Vermelha na Euroliga.

continua após a publicidade

➡️ Brasil dá o troco na Argentina e é campeão da Americup; vídeo

Essencial para a vitória do Brasil contra os Estados Unidos, Yago dos Santos voltou a ser destaque na grande final contra a Argentina, no clássico sul-americano. A impressionante atuação rendeu ao armador brasileiro o prêmio de melhor jogador da edição.

Além de ter sido eleito o Jogador Mais Valioso (MVP), o armador de 26 anos marcou presença entre os cinco escolhidos para a seleção ideal da AmeriCup. Atualmente sem clube, Yago foi o terceiro maior pontuador do torneio, com 17,8 pontos de média. Ele ainda registrou 6,2 assistências e 3,3 rebotes por jogo de média.

continua após a publicidade

➡️Exclusivo: Yago dos Santos diz que a NBA é um objetivo

➡️Exclusivo: Yago dos Santos exalta o Flamengo: ‘Melhor momento da minha vida’

Carreira de Yago na Europa

Desde que deixou o Brasil, Dos Santos tem construído uma carreira sólida na Europa. Sua estreia no Velho Continente aconteceu pelo Ratiopharm Ulm, da Alemanha, onde foi campeão e MVP das finais. A última equipe era até então o Estrela Vermelha, da Sérvia, onde ficou por três temporadas.

A marca alcançada de 100 jogos no Estrela Vermelha por Yago parecia que estava em crescente com o início de uma nova temporada a vista, o que não aconteceu. Com o fim da parceria, o armador fica livre para fechar com qualquer outro clube, dentro ou fora da Europa.

Yago Santos dribla o argentinio Jose Vildoza na final da Americup (Photo by AFP)
Yago Santos dribla o argentinio Jose Vildoza na final da Americup (Photo by AFP)

Como foi a final da AmeriCup entre Brasil e Argentina?

📝 Texto: Gustavo Loio

O primeiro, como era de se esperar, quarto foi bastante equilibrado. O Brasil terminou vencendo por 16 a 15. Gui Deodato, com 9 pontos, e Bruno Caboclo, com 5, foram os destaques da equipe.

No segundo quarto, o Brasil chegou a abrir 29/20. A um minuto do fim da parcial, Georginho fez 31/22 (vídeo abaixo). E a seleção brasileira fechou em 31 a 24.

➡️Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

A Argentina encostou no placar no início do terceiro quarto: 28/31. Com uma mais uma cesta de três de Georginho, o Brasil fez 36/28. Yago Santos brilhou em seguida e, com outra de três, fez 39/28 para o Brasil (vídeo abaixo). Os argentinos não se entregaram, e a vantagem brasileira foi de 42 a 36, ao final da parcial.

O Brasil liderava por 48/36 a sete minutos do fim do último quarto. E 52/43 era a vantagem brasileira a menos de três minutos para o fim da decisão. A menos de dois minutos do fim, Benite acertou um arremesso de três pontos e a seleção fez 55/45. Pouco tempo depois, a seleção, enfim, voltou a soltar o grito de campeão.

  • Matéria
  • Mais Notícias