LANCE!
04/03/2019
08:00
Rio de Janeiro (RJ)

Contratado para disputar dez jogos pelo Memphis Grizzlies em janeiro, Bruno Caboclo foi aprovado e acabou acertando uma extensão no contrato. Hoje, é uma das sensações da equipe.

Depois de ajudar a anular LeBron James na vitória sobre o Lakers, na madrugada de domingo o brasileiro atuou durante 38 minutos na surra que seu time impôs ao Dallas Mavericks, por 111 a 81, fazendo nove pontos, dando seis assistências e pegando 11 rebotes. Foi destaque ao lado de Jonas Valaciunas (que obteve triplo-duplo com 20-10-10).

– Estou vivendo uma fase muito favorável – comentou Caboclo, que vem renascendo das cinzas.

O ala teve uma ascensão rápida no basquete. Depois de se destacar no Pinheiros, quando tinha 19 anos, foi draftado para a NBA, pelo Toronto Raptors. Porém, não conseguiu se manter no time A, passando muito mais tempo na liga de desenvolvimento (chamada de G-League, a liga de aspirantes) e jogando pouquíssimo durante quatro temporadas, além de polemizar na Seleção. Em 2017, na reserva, se negou a entrar em um jogo e acabou sendo afastado do time canarinho.

Em 2018, foi negociado ao Sacramento Kings e atuou apenas dez partidas. Em baixa, foi novamente negociado, desta vez para o Houston Rockets. Porém, como era rotina foi relegado para o Rio Grande Valley Vipers, a equipe que o Rockets tem na liga de desenvolvimento no fim de 2018.

E foi aí que Caboclo estourou. Com atuações excelentes, tornou-se sensação deste campeonato, sendo escolhido para o Jogo das Estrelas da G-League em janeiro. No dia 24 de janeiro, o Memphis Grizzlies, com campanha pífia na NBA resolveu apostar num contrato de risco com o brasileiro: apenas dez jogos.

Saiu-se muito bem e, no dia do vencimento, ganhou mais dez dias de contrato. Seguiu aprovando, com média perto de dez pontos por jogo. No dia 13/2, o Memphis resolveu fechar um contrato com ele até 2020.

Desde então, Caboclo não saiu mais do time, que segue como um dos piores da liga, apenas 25 vitórias e 39 derrotas, mas que mostra evolução notável e a vitória por mais de 30 pontos sobre o Mavericks, um time muit superior no papel, na cas do rival, prova isso.